Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

22/03/2011 11:40 - Brasileiros faturam R$ 13 mi com suco nos EUA

Família Negrão começou importando havaianas e hoje tem marca própria de suco, presente em mais de oito mil pontos de vendas

 

O primeiro contêiner que o paraense Cláudio Negrão levou do Brasil para os Estados Unidos, em 1983, tinha sandálias havaianas, bombom sonho de valsa, arroz branco, feijão, pão de queijo, farinha - coisas que um imigrante brasileiro sentia saudade de consumir e não encontrava nas prateleiras de supermercados americanos (ou encontrava a preços impraticáveis).

 

Era o olhar empreendedor de um também imigrante, recém-chegado com mulher e filhos, que não queria ficar sem trabalho. De importador de produtos brasileiros, Negrão virou empresário de sucos tropicais em território americano. Em mais de oito mil pontos de venda no País, a marca Brazil Gourmet faturou no ano passado, R$ 13 milhões, vendendo sucos de manga, goiaba, pêssego e caju. "É como se a pessoa estivesse mordendo a fruta", diz a filha Simone Anewalt, hoje diretora comercial da empresa ao lado da mãe, Glória, que está na função de presidente. O pai atua nos bastidores.

 

O relacionamento da família com o mercado americano é de longa data. Ainda na época em que viviam em Belém, na década de 70, Cláudio Negrão exportava peixes ornamentais para os Estados Unidos. Manteve a atividade até a Pan American suspender os voos para a capital paraense. Insistente, deu um jeito de continuar exportando flores ornamentais. Até que os filhos adolescentes foram estudar nos Estados Unidos, fizeram a vida por lá e convenceram toda a família a deixar o Brasil.

 

"Fomos uns dos primeiros a abastecer a comunidade brasileiro com produtos nacionais", conta Glória. "Os contêineres eram verdadeiros supermercados." Com o passar dos anos, a família percebeu que estava indiretamente fortalecendo marcas brasileiras nos Estados Unidos sem ganhar nada por isso. Foi quando surgiu a ideia de seguir por conta própria.

 

De início, só sabiam que não queriam mais vender produtos dos outros. Chegaram a cogitar a possibilidade de produzir e vender chocolates - como o Sonho de Valsa, sucesso entre os brasileiros. Mas acabaram buscando uma alternativa mais saudável, e que pudesse atingir uma clientela mais endinheirada, os próprios americanos.

 

Frutas. Os sucos foram desenvolvidos à distância, com polpas de fruta levadas do Brasil para lá. Os testes eram feitos em casa, com as famílias dos genros (todos americanos) e entre vizinhos. Com o suco na caixinha, o desafio era entrar em grandes redes de supermercados. Até hoje, é Simone quem faz esses contatos e apresenta a empresa a parceiros. "Sabe aquele ditado? Água bate, bate até que faz um buraco? Foi assim que conseguimos", diz ela, que, apesar de visitar o Brasil quatro vezes por ano, vez ou outra esquece palavras e expressões em português.

 

Cautelosa, a Brazil Gourmet lança novos produtos aos poucos. Os quatro sabores são os mesmos desde 2003. Este ano, a família planeja novidades, provavelmente com uma nova linha de produtos, "Mas ainda é segredo", diz Simone. Todas as estratégias são voltadas para o mercado americano. Glória diz que, depois de tantos anos fora, estender a operação para o Brasil, onde já não conhecem o mercado, seria arriscado demais. Por enquanto, do País, eles só querem a polpa.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>