Bebidas
22/02/2011 11:48 - OMC ratifica vitória do Brasil na briga do suco com EUA
A Organização Mundial do Comércio (OMC) ratificou ontem decisão favorável ao Brasil na disputa com os EUA sobre as medidas antidumping impostas pelos americanos ao suco de laranja brasileiro. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. "O Brasil espera que os EUA se utilizem desta proposta para dar fim ao zeroing [prática de cálculo questionada pelo Brasil que aumenta a sobretaxa antidumping] e se adequar às regras", diz, em nota, o ministério.
Os EUA têm 60 dias para recorrer. Se não houver apelação, o relatório será adotado pelo Órgão de Solução de Controvérsias da entidade. "O Brasil espera que esta nova decisão do painel encoraje os Estados Unidos a abandonar definitivamente a prática do zeroing [zeramento] em todos os procedimentos antidumping", afirma a nota oficial.
No painel aberto pela OMC, em setembro de 2009, o governo brasileiro havia pedido a condenação de uma modalidade de cálculo utilizada pelos EUA para determinar se existiria dumping por parte de produtores brasileiros nas exportações de suco de laranja. O Brasil apresentou recursos com dúvidas sobre o uso da metodologia conhecida como "zeramento" em procedimentos antidumping relativos ao suco de laranja brasileiro, conduzidos pelo Departamento de Comércio dos EUA.
Para as autoridades brasileiras, a prática do zeramento distorce o cálculo da margem de dumping nas operações que envolvem o valor de exportação do produto superior ao seu valor normal no mercado doméstico. A prática seria, portanto, incompatível com vários dispositivos do Acordo Antidumping da OMC e do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio de 1994 (GATT 1994) - conjunto de normas que constitui a base de criação da OMC e regula as relações comerciais.
O Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja. Em janeiro, os embarques renderam, no total, US$ 245 milhões, um aumento de 148% em relação ao valor do mesmo mês do ano passado, que foi de US$ 101 milhões.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos