Bebidas
21/02/2011 11:57 - Pernod cresce com foco em produto premium
Graças ao crescimento do mercado de vodca, a fabricante de bebidas alcoólicas Pernod Ricard alcançou um crescimento de dois dígitos no Brasil em seu primeiro semestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro. "Com a ascensão econômica das classes mais baixas, muitos consumidores estão deixando de tomar cachaça e migrando para a vodca", diz o australiano Bryan Fry, presidente da Pernod Ricard no Brasil.
No mercado brasileiro, as vendas de vodca das marcas Absolut e Orloff só perdem para as de rum, cujas vendas se concentram no Nordeste do país. Em seguida, vêm as marcas de uísque, dentre elas Chivas, Ballantine's, Jameson, Passport, Teacher's e Natu Nobilis.
"No Brasil, há alguns anos, decidimos concentrar nossa estratégia em produtos mais premium, por isso paramos de produzir a Orloff Ice", diz Fry.
As marcas da companhia, segundo ele, têm presença em todas as classes sociais. "As classes D e C, por exemplo, tomam Orloff, que é uma vodca de R$ 20. Já o consumidor da classe B, toma Absolut quando está reunido com poucos amigos, mas usa a Orloff para fazer a caipirinha do churrasco. A classe A fica com a Absolut", diz o executivo.
Essa grande mobilidade entre todos as camadas sociais tem ajudado a companhia a apresentar crescimento no país. "Enquanto vendemos muito bem nossa vodca por conta da migração do consumidor de cachaça, nossos uísques mais premium também têm apresentado crescimento de dois dígitos, graças à sofisticação do consumo nas outras classes mais altas", afirma Fry.
Na América Latina, conforme o relatório de resultados divulgados pela empresa francesa na semana passada, as vendas cresceram 12%, impulsionadas por México e Brasil. "A Pernod está em 70 países do mundo e o Brasil está entre os 15 maiores mercados", diz o presidente.
Para continuar ganhando mercado, a Pernod Ricard aumentou em 50% a verba de marketing para este ano (a companhia não revela valores). Em 2011, Fry acredita que as vendas no Brasil continuarão mantendo o ritmo de 2010. Mundialmente, a empresa teve no vendas de € 4,28 bilhões no primeiro semestre fiscal, superando em 13% a receita de € 3,79 bilhões reportada um ano antes. (LC)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos