Bebidas
13/01/2011 11:39 - Peruana Ajegroup começa a produzir refrigerantes no Rio
Empresa trará para o Brasil marca de bebidas comercializada em outros 20 países, com foco nas classes C, D e E
A fabricante peruana de refrigerantes Ajegroup já tem data para estrear no mercado brasileiro. A fábrica instalada no município de Queimados (RJ) começa a funcionar na semana que vem e os produtos devem chegar às prateleiras nos últimos dias de janeiro. A companhia abastecerá primeiro os quatro Estados da região Sudeste e em três anos pretende ter alcance nacional. A região Sul deve receber a próxima fábrica.
A estratégia da empresa é ganhar mercado nas classes C, D e E, com preços competitivos, mas não tão baixos quanto costuma praticar em outros países. "Queremos chegar com uma coisa diferente, porque o mercado de refrigerantes no País está estático", diz o brasileiro Cláudio Fontes, que já comandou as atividades do grupo na Venezuela e agora é responsável por iniciar as operações no Brasil.
A Ajegroup nasceu no início da década de 80 numa cidade peruana miserável, berço do grupo terrorista Sendero Luminoso. A família Añaños aproveitou o desabastecimento de bebidas, provocado por ataques terroristas aos caminhões da Pepsi e Coca-Cola, para desenvolver um novo xarope de refrigerante. Hoje, a companhia atua em 20 países, na América Central, do Sul e na Ásia. Em média, detém 15% de participação nesses mercados. O maior deles é o México.
Os peruanos começaram a se instalar no Brasil em outubro do ano passado e batizaram a subsidiária de Ajebras. A fábrica exigiu investimentos de US$ 40 milhões e terá capacidade de produzir 80 mil garrafas de refrigerante por hora.
A fabricante de refrigerantes vai comercializar aqui sua principal marca, a Big, em quatro versões diferentes: cola (tradicional, zero cafeína e zero caloria) e guaraná. Os preços ainda não foram definidos. "Mas não seremos a marca mais barata do mercado", diz Fontes.
A distribuição em redes de supermercados será feita pela própria empresa e, nos demais postos de venda, por transportadoras terceirizadas. No fim de fevereiro, quando a bebida estiver nas prateleiras, começa a campanha publicitária. A Ajegroup contratou a agência Artplan para desenvolver os comerciais de TV. "Não queremos propaganda de madrugada. Vamos começar já no horário nobre", afirmou Fontes, que garante não temer a concorrência. "Existe mercado para todo mundo."
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos