Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

01/08/2008 17:08 - Fabricantes investem nas bebidas à base de soja

 

São Paulo, 10 de Julho de 2008 - O potencial de crescimento das bebidas à base de soja, categoria relativamente nova, tem aumentado os investimentos no produto. A suíça Nestlé, por exemplo, que atua com a marca Sollys no Brasil, prepara-se para colocar uma versão de 200 mililitros da bebida nas gôndolas - até agora a empresa trabalhava apenas com versões de 1 litro. Este ano também a Yoki, tradicional fabricante de alimentos, investiu R$ 30 milhões para entrar na categoria. Essas empresas tentam ganhar espaço em um mercado em que a Unilever, dona da marca Ades, desponta sozinha na liderança, com 62,8% de participação.

Em 2007, as vendas de bebidas à base de soja movimentaram R$ 552,4 milhões, ante R$ 453,5 milhões de 2006, segundo dados da AC Nielsen. Para este ano, a expectativa do mercado é crescer até 20%, de acordo com Patrícia Pollice, gerente de marketing da marca Ades.

 

Isolada na liderança - a empresa possui 46,4% de participação de mercado com a linha original e 16,4% com a linha saborizada -, a empresa tem se esforçado para manter a distância em relação aos concorrentes. A principal estratégia tem sido diversificar o portfólio temporário, testando marcas sazonais, e agregar definitivamente os produtos com boa aceitação. Os sabores da linha shake de morango e vitamina de banana - que foram lançados em meados de 2007 -, por exemplo, foram incorporados ao portfólio e já representam 16,4% do mercado da linha Original. O sucesso da versão de vitamina de banana fez a empresa colocar no mercado uma versão "Light" do produto este mês. E os lançamentos deste mês ainda terão as versões "frape de coco" e "cereais com mel". A Unilever investiu R$ 7 milhões nesses produtos, que serão produzidos na fábrica de Pouso Alegre da empresa.

 

"Sabemos que é difícil ganhar mercado em virtude da liderança. Mas a gente quer fazer o mercado crescer através de inovações", disse Patrícia. Segundo dados da Nielsen Homescan (painel de consumidores da instituição em todo o Brasil), a categoria de sucos à base de soja aumentou a penetração e a freqüência de compra em todas as classes sociais brasileiras no primeiro quadrimestre de 2008.

 

A Yoki também tem sua produção concentrada em uma fábrica em Pouso Alegre. A empresa, que investiu R$ 30 milhões para iniciar a produção em janeiro, declarou na ocasião que a meta era conquistar 8% do mercado até o final de 2008.

 

De acordo com Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki, o desempenho tem sido muito bom. "Nós estamos surpresos com as vendas. Está superando as nossas expectativas", disse o executivo.

 

A Nestlé, que investiu R$ 50 milhões para colocar a marca Sollys - que conta com sucos, barras de cereais, entre outros produtos - no mercado, em maio do ano passado, afirmou que espera, "em 2008, superar as vendas de 2007 e, para isso, já coloca no mercado os sucos à base de soja com 200mililitros".

 

Vendas

 

Segundo Patrícia, da Unilever, o crescimento da categoria está acima de qualquer outra do setor de alimentos. "É muito alto se compararmos", disse a executiva. Ela contou que as vendas se destacam em regiões urbanas. "Estão concentradas nas grandes capitais, principalmente no Sul e Sudeste", afirmou.

 

Apesar dos altos preços das matérias-primas, Patrícia afirmou que o reajuste realizado pela empresa nos preços das bebidas à base de soja foi resultado de uma mudança na composição das bebidas, que passou a ter vitaminas e sais minerais. Em virtude disso, os preços subiram 7% em abril deste ano. Segundo ela, não estão previstos novos reajustes este ano.

 

 

Veículo: Gazeta Mercantil

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>