Bebidas
06/01/2011 10:32 - Budweiser desembarca, com Africa e produção local
A Budweiser, a cerveja mais conhecida do mundo, chega ao país no segundo semestre de 2011 e a agência Africa, do grupo ABC, dos empresários Nizan Guanaes e Guga Valente, será a responsável pela campanha publicitária da marca.
Segundo o Valorapurou, a expectativa é que até outubro deste ano a cerveja esteja sendo distribuída nos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro, para disputar o consumidor no próximo verão. Consultada, a Ambev confirmou a contratação da Africa e a chegada da marca este ano, mas sem informar em que mês ocorrerá.
A bebida deve se posicionar em uma categoria pouca explorada no país, chamada no mercado de "core plus". Isso significa que a Budweiser ficaria entre as cervejas de maior consumo em volume (como Brahma e Antarctica) e às premium (Stella Artois e Bohemia). É um posicionamento que a Anheuser-Busch InBevplaneja ocupar já há algum tempo, de maneira que a entrada da marca não canibalize outros produtos da cervejaria. Essa questão foi analisada no processo de construção do plano de negócios da Bud no Brasil.
João Castro Neves, presidente da Ambev, já havia deixado claro, em conferência realizada com investidores americanos em junho, que existia uma oportunidade para construir uma marca nessa área no Brasil, por meio da entrada de uma grife reconhecida globalmente.
O Valor apurou que a bebida deve ser produzida localmente, na fábrica de Jacareí, cerca de 100 km da capital paulista. Analistas do setor acreditam que a entrada da marca no país se dará pela venda em garrafa long neck e lata. Não haverá mudanças na identidade visual da marca, que se destaca pelas cores branca, azul e vermelha, as cores da bandeira dos Estados Unidos.
A campanha publicitária no Brasil poderá explorar a mensagem de que a produção da Bud é "diferenciada". Essa questão inclusive, é algo que o presidente mundial da AB InBev, Carlos Brito comentou recentemente. "Temos de melhorar a maneira como reforçamos os fundamentos da marca [Budweiser]. Não temos enfatizado às pessoas que há um processo de fermentação diferente das outras cervejas que existem por aí", disse ele em junho ao "The Wall Street Journal".
Trazer a Bud para o Brasil faz parte da estratégia da AB Inbev de levantar as vendas da marca, que têm regredido nos EUA, onde as vendas de cerveja - ao contrário do Brasil - estão em declínio.
A escolha da Africa ocorreu após meses seguidos de avaliações de propostas de agências. Seis estavam no páreo quando o processo começou, em meados de 2010, mas nenhuma teria apresentado um posicionamento de marca que agradasse à empresa. Foi aí que a Africa entrou no processo.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos