Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

22/11/2010 11:56 - Classes C e D substituem cachaça por vodca e uísque

Só aguardentes mais finas têm aumento de demanda no ano

 

No Brasil, os consumidores das classes C e D são responsáveis por 80% das vendas de cachaça. Mas esse público que parecia bastante fiel à mais tradicional bebida destilada brasileira, agora está mudando seu comportamento. Em busca de status, ele vem deixando a caninha de lado para experimentar bebidas mais sofisticadas, como vodca e uísque importado.

 

"A cachaça não está acompanhando a expansão da economia porque o consumidor quer ficar chique", diz César Rosa, diretor do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e da Indústria Reunidas de Bebidas Tatuzinho, fabricante da cachaça popular Tatuzinho e da Velho Barreiro, com posicionamento de preço acima da média do mercado.

 

De janeiro a julho, as vendas de cachaça regrediram 3,8% em volume em relação ao mesmo período de 2009, segundo a Nielsen. A vodca, por sua vez, teve aumento de 1,9% nas vendas em litros no mesmo intervalo. Em relação ao uísque, os dados são mais peculiares. Enquanto o uísque nacional ou engarrafado no Brasil despencou em vendas, com volumes 9,2% menores que no ano passado, conforme a medição Nielsen feita entre janeiro e setembro, o importado disparou. Nesses nove primeiros meses do ano as vendas em volume cresceram 18,5%.

 

"O consumidor não quer apenas beber algo. Ele quer o status que a bebida proporciona", diz Adalberto Viviani, consultor especializado no mercado de bebidas. Uma característica do comportamento de consumo da aguardente fundamenta essa teoria: do total de cachaças vendidas no país, 85% é consumida no chamado "ponto de dose", ou seja, bares, lanchonetes e restaurantes. Só 15% das vendas acontece em supermercados e padarias. "Com mais dinheiro no bolso, o brasileiro agora pode comprar as marcas que ele aspira", diz Luiz Eduardo Osório, diretor de relações corporativas da Diageo, fabricante do uísque escocês Johnnie Walker e da linha de vodcas e bebidas à base de vodca Smirnoff. Segundo ele, esse movimento das classes C e D tem beneficiado todas as bebidas do mix da empresa. "Batemos recorde de participação de mercado com Smirnoff, que agora tem 50,2% das vendas de vodca no país."

 

A italiana Campari, que na semana passada divulgou resultados do terceiro trimestre, comemorou vendas líquidas 13% maiores da vodca Sky "notadamente pelo desempenho do Brasil". Só no país, as marcas da empresa venderam 23,1% mais nos primeiros nove meses do ano em comparação com igual intervalo de 2009.

 

Fora do universo das vodcas e dos uísques importados, somente as cachaças mais sofisticadas têm conquistado vendas. "Enquanto a Tatuzinho, nossa marca mais popular, vêm andando de lado, a Velho Barreiro já cresceu 19% este ano em litros em comparação com o mesmo período do ano passado", diz Rosa. Graças ao desempenho da marca mais cara, a empresa vai fechar 2010 com faturamento de aproximadamente R$ 150 milhões - R$ 20 milhões a mais que em 2009.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>