Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

13/10/2008 10:49 - Para investir em cerveja

A concorrência entre as fabricantes de cerveja no Brasil, quarto maior produtor mundial, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, chegou ao franchising. Para investir em pontos-de-venda com marca própria, as empresas formataram modelos de quiosques e bares. A primeira a fazer um movimento nesse sentido foi a AmBev, que, em 2005, lançou o Quiosque Chopp Brahma. Após comprar a cervejaria Devassa, no ano passado, a Schincariol optou por expandir a rede de franquias existente. Para especialistas, trata-se de uma boa oportunidade para o pequeno e médio empresário, mas é necessário escolher bem o ponto e agregar pratos e petiscos para aumentar o faturamento. O investimento nos negócios fica em R$ 120 mil (Quiosque Chopp Brahma) e R$ 775 mil (Bar Devassa).

 

Com a aquisição da Devassa, a Schincariol constituiu uma nova empresa, chamada Sonar Serviços e Franquias, para administrar a rede e cuidar da expansão. O grupo aposta no perfil sofisticado dos bares Devassa, marca carioca criada em 2002. Segundo Francisco Duarte, diretor geral de franquias da Sonar, o capital inicial para novos bares está em R$ 700 mil, sem o ponto comercial. Hoje, há nove lojas da Devassa no Rio e São Paulo. "A maior parte de nossas lojas está instalada nas ruas. O espaço exigido é de aproximadamente 280 metros quadrados", afirma Duarte.

 

Mais dez lojas. O plano de expansão da Sonar prevê a inauguração de mais dez lojas. A marca Eisenbahn, de Blumenau, comprada este ano pela Schincariol, também está incluída no projeto. "Serão quatro unidades da Devassa no Rio, todas de rua, e outras quatro somente no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, que terá também duas microestações, de 60 a 70 metros quadrados, da marca catarinense", explica o executivo.

 

Segundo Duarte, além da ratificação da expansão, 2009 também será marcado pela mudança de posicionamento das franquias. A idéia é apostar mais em novos pratos e petiscos. "Atualmente, a venda de alimentos corresponde por 54% do faturamento das unidades da Devassa, o que explica esse investimento", afirma.

 

Para o empresário João Fedorowicz, que tem participação em duas unidades franqueadas da Devassa no Rio de Janeiro, a mudança de posicionamento tem contribuído para amenizar os efeitos da Lei Seca. "É importante oferecer opções para os clientes, harmonizando o cardápio com a bebida". Segundo Fedorowicz, seus principais custos estão na compra de bebidas e alimentos. "Tenho 35 colaboradores. Essa mão-de-obra e encargos representam cerca de 20% dos meus gastos", revela.

 

O consultor Paulo Ancona, da consultoria Vecchi & Ancona, crê que o modelo proposto pela Devassa deve ser tendência para as franquias de cervejarias, principalmente em tempos de Lei Seca. Para ele, o sucesso do negócio também está atrelado à escolha do ponto. "Para ter lucro, deve-se agregar várias opções de pratos e petiscos com a cervejaria. Caso contrário, o negócio não se diferirá em nada de um boteco qualquer. Quanto ao ponto, é interessante estar em locais da moda, normalmente freqüentados por muitos jovens", aconselha.

 

Já a AmBev, cujas marcas detêm cerca de 70% do mercado nacional, aposta nas lojas Chopp Brahma Express, além do Quiosque Chopp Brahma. O novo modelo de franquia é um showroom da marca, onde são vendidos chope e artigos complementares.

 

Atualmente, a empresa contabiliza aproximadamente 200 unidades, entre lojas, quiosques e carrinhos, em 19 estados. Desenvolvido para shoppings, aeroportos, rodoviárias e galerias, o quiosque exige um capital inicial entre R$ 30 mil e R$ 120 mil, já incluindo taxa de franquia, quiosque e equipamentos. Já na loja, que necessita área maior, o aporte inicial fica entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. Para 2009, a AmBev prevê dobrar o número de pontos-de-venda.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>