Bebidas
04/10/2010 12:07 - Coca-Cola Femsa amplia operação em MG
Refrigerantes: Expansão de 20% na capacidade da fábrica de Belo Horizonte consumiu R$ 35 milhões
Depois das aquisições nos últimos anos, a subsidiária brasileira da Coca-Cola Femsa, engarrafadora mexicana de refrigerantes, começa a se expandir organicamente. Entra em operação hoje uma nova linha na fábrica de Belo Horizonte, permitindo um aumento de 20% na capacidade de produção. A ampliação consumiu R$ 35 milhões. Além disso, R$ 1 milhão foi aplicado em um centro de distribuição no município de João Monlevade.
A divisão de Minas Gerais representa 25% da operação da Femsa no Brasil e 6% do volume nacional de Coca Cola. O volume de vendas e o faturamento brasileiro não são divulgados pela multinacional.
No sistema de fabricação do refrigerante, há vários engarrafadores e a Femsa opera nos mercados de São Paulo, Mato Grosso do Sul , região serrana do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com exceção das regiões do Triângulo e do Sul do Estado. A nova linha vai permitir que o mercado mineiro seja autossuficiente no outono e no inverno. Na primavera e verão, período de pico de 40% na demanda em razão do clima quente e das festas de fim de ano, parte do refrigerante ainda será trazido de Jundiaí (SP).
"Temos limitações físicas para nos expandir em Belo Horizonte e essa situação deve perdurar pelos próximos dois anos", afirmou o diretor-regional da Coca Cola Femsa, Luis Fernando Sardinha, que se esquivou de responder se isso significa que a subsidiária pretenda abrir uma nova fábrica a médio prazo. "Ainda não existem planos, apenas conversas", disse.
A Coca-Cola Femsa fortaleceu-se no Brasil em 2008, quando adquiriu a Remil, engarrafadora em Minas Gerais. No balanço divulgado pela companhia no ano passado, a divisão Mercosul registrou um aumento de faturamento de 30%, atingindo 27,6 bilhões de pesos mexicanos (R$ 3,7 bilhões). Segundo o balanço, 30% desse aumento deveu-se à aquisição da Remil.
Neste ano, a Femsa vendeu a sua divisão de cervejas para o grupo holandês Heineken, em troca de uma participação acionária de 20% na cervejaria. Em julho, no primeiro balanço divulgado depois da transação, a empresa anunciou um crescimento de 24,1% no faturamento do segundo trimestre de 2010, em comparação com o mesmo período no ano anterior. O volume de vendas de refrigerantes da linha Coca-Cola cresceu 14% e o segmento de bebidas não carbonatadas, sobretudo os sucos Del Valle no Brasil e a água saborizada Aquarius na Argentina, teve aumento de 33%.
Em relação ao faturamento global da Femsa, que aumentou 4% no segundo trimestre, o Mercosul representa 25% e o México, 21%. Colômbia, Venezuela e América Central compõem o restante do bolo.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos