Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

08/10/2008 10:36 - Yoki aposta em linha de soja no Sul de MG

A Yoki Alimentos concluiu um investimento de R$ 30 milhões na implantação da unidade em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A planta - em operação desde o início do ano - foi montada para concentrar a produção da nova da linha de produtos de bebidas à base de soja, a "Mais Vita". A nova estrutura de 50 mil metros quadrados é a grande aposta para o incremento dos negócios do grupo em 2009. O empreendimento gerou 400 empregos diretos e 100 indiretos.

 

O projeto em Minas acompanha o bom momento da Yoki. Com faturamento nacional previsto de R$ 850 milhões em 2008, 12% acima da receita de 2007, a empresa tem 4 mil empregados diretos. "Para o ano que vem, cresceremos 10% no país", afirmou o vice-presidente da Yoki, Gabriel J. Cherubini. Nessa perspectiva, o grupo deve faturar R$ 952 milhões em 2009 e ultrapassar a receita de R$ 1 bilhão em 2010.

 

Nos próximos 12 meses, o faturamento da fábrica em Minas Gerais - cujo valor não foi revelado por razões estratégicas - deve crescer de 10 a 15%. Segundo Cherubini, a sede em Pouso Alegre é a mais moderna entre as oito plantas do grupo no Brasil, um grande ganho para o Estado. "Todos os equipamentos são de alta tecnologia, importados da Tetra Pak da Suécia e Cingapura", afirmou.

 

Apesar do acréscimo da receita, não estão previstas ampliações na planta ou volume de produção. "A fábrica é muito nova, precisamos consolidar o que temos para ampliar gradativamente", explicou. O investimento foi iniciado em meados de 2007, com a maior parte de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Segundo o dirigente, o que se pode concluir, por enquanto, é que a escolha da cidade mineira foi uma aposta acertada da Yoki. "A localização é estratégica para a captação de matéria-prima e para escoar mercadoria", disse. A cidade ganha muito, segundo o vice-presidente. "Movimentação comercial, de transporte e tecnologia são benefícios que trazemos, além da fatia na arrecadação fiscal", assinalou.

 

Fornecimento - Apesar de a fábrica ser localizada em Minas, forte produtor agrícola, toda a matéria-prima ainda é fornecida pelo Paraná. Porém, a meta da Yoki é mudar esse quadro até 2010. "Nos próximos dois anos, pretendemos que todo o insumo para a produção fabril seja proveniente do Estado, o que reduzirá custos", argumentou. Para isso, a Yoki trabalha em um projeto de integração com o mercado agrícola mineiro.

 

Com a aproximação, a planta terá melhor rendimento financeiro. "Mas quero deixar claro que nosso produto já é mineiro", esclareceu Cherubini. Ele ressaltou que a fatia de exportação da Yoki Minas é pequena. "Apenas 5% dos produtos são exportados para o Japão e Estados Unidos, destinados ao imigrante brasileiro. Nosso foco ainda é o mercado interno", afirmou.

 

De acordo com ele, Minas, Rio e São Paulo são responsáveis por grande parte do volume de negócios da empresa no Brasil, que atua em todos os estados. "Minas responde por 10% da fatia nacional", observou. Cherubini destacou que a grande vantagem de Pouso Alegre está na tradição em mão-de-obra especializada. "Notamos que na região há muita gente com experiência na categoria", disse.

 

A linha Mais Vita Pura Soja, 100% vegetal, será produzida a partir de uma inédita técnica no ramo, a Tecnologia Direto do Grão (TDG). O processo consiste no esmagamento direto do grão para extrair todo o leito possível e preservar a maior quantidade de fibras e proteínas. " uma forma ecológica de aproveitamento, além de resguardar todo valor nutritivo para a saúde", assinalou.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>