Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

08/07/2010 11:25 - La Niña esfria verão, mas venda deve subir

No verão passado, as temperaturas mais quentes provocadas pelo fenômeno meteorológico El Niño levaram as pessoas a beber mais cerveja. Segundo a Nielsen, as vendas de dezembro e janeiro - os meses mais quentes do ano - somaram 1,6 bilhão de litros, ou seja, 14,4% mais que o volume registrado no mesmo intervalo, um ano antes. A alta foi considerada extraordinária pela indústria cervejeira do país, uma vez que a variação de um verão para o outro jamais tinha dado tamanho salto. Mas o El Niño está acabando.

 

No final de setembro, segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, os dias quentes decorrentes do fenômeno darão lugar a La Niña, com temperaturas amenas e dias nublados, mas de pouca chuva.

 

"É o tipo de clima péssimo para a indústria de cervejas", diz Oliveira, que recebe anualmente pedidos de previsões de várias cervejarias preocupadas em planejar vendas. Mas se engana quem pensa que as condições climáticas serão páreo para o mercado cervejeiro nacional, este ano com projeção de alta de 6% a 10%.

 

"O clima tem grande influência, sim, mas a indústria se prepara para não perder faturamento", diz Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis, da marca Itaipava. A cervejaria, segundo ele, costuma fazer uma adaptação de portfólio em verões de La Niña, o que deve acontecer agora, novamente. "As cervejas especiais, mais caras, são menos suscetíveis à sazonalidade e elas acabam suprindo uma eventual queda no consumo das marcas pilsen (o tipo mais consumido no país)", explica ele.

 

Além dessa adaptação do portfólio, a indústria também investe mais em marketing. Este ano, o investimento da Petrópolis, por exemplo, passou dos R$ 50 milhões gastos no ano passado para um orçamento de R$ 60 milhões em 2010. "Iríamos investir pesado nessa última semana de Copa do Mundo se o Brasil tivesse se classificado. Mas agora vamos usar esse dinheiro para outras ações de verão, para aplacar os possíveis efeitos do La Niña", diz Costa.

 

Nos meses de verão, a demanda por cerveja no Brasil cresce cerca de 20% em relação ao período mais frio. A preparação para suprir esse pico de consumo começa, nas fábricas, a partir de agosto.

 

Na Petrópolis, mesmo com a perspectiva de tempo nublado, pouco sol e temperatura média em São Paulo para janeiro de 27°C (no último verão a média foi de 29°C), não há planos para reduzir a produção. "A economia está aquecida e o 'fator bolso' acaba tendo mais peso. Por isso a aposta continua sendo em uma alta do consumo", acrescenta Costa. Adalberto Viviani, consultor especializado no mercado de bebidas, também tem a mesma opinião. "Mesmo que a temperatura caia, ela irá continuar alta. No Nordeste, por exemplo, se a média cair de 32°C para 30°C ou 29°C, isso não faz diferença."
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>