Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

21/06/2010 11:52 - Vinho ganha espaço na mesa do brasileiro

No carrinho do supermercado, dois pacotes de macarrão, duas caixas de molho de tomate, um frango congelado e uma garrafa de vinho. Valor da conta: R$ 64,93. O detalhe é que a dona de casa Marta Munhoz, ao escolher os ingredientes do almoço de domingo, preferiu gastar mais com a bebida (R$ 36,27) do que com a comida (R$ 28,66).

 

O motivo? “É que depois que você começa a gostar de vinho, vai sempre querer mais qualidade. Não vai aceitar qualquer marca”, explica.

 

A boa aceitação da bebida entre o público feminino, a crescente busca por alimentos e bebidas mais saudáveis, a divulgação dos benefícios do produto e aumento de renda da população explicam porque o consumo de vinho tem aumentado no País.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a venda de rótulos nacionais cresceu 12% entre 2008 e 2009. Entre os importados, que respondem por 80% do mercado , o aumento foi de 4% .

 

“O avanço do setor ajuda a melhorar a qualidade dos produtos oferecidos no Brasil e também gera mais oportunidades de emprego na área”, afirma Júlio Fante, presidente do Ibravin. “O mercado conseguiu formar um portfólio que atende a todos os gostos e bolsos, mas ainda há muito que avançar.” Hoje, a média de consumo brasileira é de 2 litros anuais per capita – na França são 60 litros.

 

Exposição dá novo status ao vinho

 

Uma das ações que têm ajudado a popularizar o vinho nas mesas dos consumidores brasileiros é aproximá-lo do dia a dia das pessoas, melhorando a sua exposição e visibilidade nos pontos de venda.

 

“Expor o produto corretamente, em um ambiente que a pessoa já está acostumada a frequentar, com um vendedor disposto a ajudá-la a fazer a melhor escolha é uma forma de convidar os clientes a descobrirem e gostarem do vinho”, conta Ivan Gates, consultor técnico do Grupo Pão de Açúcar, a primeira empresa a colocar vendedores especializados para comercializarem a bebida.

 

Hoje a rede já conta com 140 vendedores especializados na bandeira Pão de Açúcar e mais 40 nas lojas do Extra. E deve abrir mais 25 vagas no ano que vem. Tudo porque nas lojas em que esses profissionais trabalham a venda de vinhos chega a crescer 20%.

 

O modelo deu tão certo que outras empresas copiaram – como o Sacolão Oba, especializado na venda de horti e fruti. Na loja do Butantã, onde hoje há uma adega de quase 600 rótulos, o consultor de vinhos Ricardo Custódio diz que a clientela não apenas aceitou bem a presença dos vinhos nas prateleiras mas passou a comprar com regularidade.

 

Ele explica que seu trabalho é identificar em que condições a pessoa vai consumir o vinho, qual é o seu gosto e quanto está disposta a pagar. De posse dessas informações, ele sugere uma marca. “A chance de a pessoa comprar alguma coisa de que não vai gostar é muito pequena. Por isso, ela prova e depois volta para comprar mais, porque deu certo.”

 

Por ajudarem os clientes a fazerem a escolha adequada e assim aumentarem as vendas de vinhos, consultores como Custódio têm se tornado objeto de desejo das empresas que comercializam a bebida – sejam elas lojas especializadas, supermercados, hotéis ou restaurantes. Por isso, a profissão de sommelier (consultor de vinhos que trabalha à mesa) está em alta.

 

“Todas as minhas turmas estão cheias e devemos abrir novos horários no próximo semestre”, afirma Artur Azevedo, diretor de cursos da Associação Brasileira de Sommelier, por onde já passaram mais de 4 mil alunos. Os salários de sommelier costumam variar de R$ 1.500 a R$ 3.000 e as vagas não param de surgir.

 

Veículo: Jornal da Tarde - SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>