Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

29/09/2008 09:29 - InBev briga por espaço no mercado da China

Se governo chinês aprovar aquisição da Anheuser-Busch, empresa belgo-brasileira será detentora de 13% do mercado de cervejas

 

Maior mercado de cerveja do mundo, com 20% do consumo global, a China entrou na rota da belgo-brasileira InBev depois da compra da Anheuser-Busch, que deixará a empresa à beira do segundo lugar no ranking das maiores cervejarias do país asiático, liderado pela SABMiller. A presença na nação mais populosa do mundo é cada vez mais estratégica para as grandes fabricantes mundiais de cerveja, que repetem dentro das fronteiras chinesas a disputa de mercado global. Os principais players estrangeiros no país são SABMiller, Anheuser-Busch e InBev.

 

O desafio para a InBev e as demais cervejarias estrangeiras na China é abrir espaço num mercado fragmentado, com centenas de marcas regionais, que se mantêm em pé apesar de estreitas margens de lucro e eventuais prejuízos.

 

Se a fusão entre a InBev e a Anheuser-Busch for aprovada pelo governo de Pequim, a nova empresa terá 13% do consumo de cerveja na China, com 48 milhões de hectolitros por ano, o que transformará o país asiático em seu terceiro maior mercado depois dos Estados Unidos e Brasil.

 

Com essa fatia, a cervejaria belgo-brasileira encostará na segunda colocada, Tsingtao, que possui 14% do mercado e na qual a Anheuser-Busch tem 27% de participação. Por enquanto, a SABMiller é a que se deu melhor na guerra chinesa das cervejas. Rival da InBev na disputa pelo primeiro lugar mundial, a empresa produz a líder de mercado na China, a Snow, cujas vendas saltaram 69% no ano passado.

 

Apesar de ter crescido a ritmo de dois dígitos ao ano durante quase uma década, o consumo de cerveja na China é de 28 litros per capita, metade do registrado no Brasil.

 

BRASILEIRO DE CORAÇÃO

 

A tarefa de aumentar a presença da InBev na China está nas mãos de Miguel Patrício, de 42 anos, um "brasileiro de alma e coração", que nasceu em Portugal, mas se mudou para São Paulo aos 9 anos. Presidente da InBev para a região Ásia-Pacífico, Patrício comanda as operações da empresa do escritório em Xangai, rodeado por uma equipe de 100 pessoas, 9 das quais brasileiros. Mas grande parte do seu tempo é dedicada a visitas às 20 fábricas da InBev na China, nas quais trabalham 20 mil operários - a Anheuser-Busch tem outras 15 fábricas, com 17 mil funcionários.

 

A empresa cresceu por meio de aquisições de cervejarias locais e hoje tem cerca de 20 marcas, refletindo a fragmentação do mercado. A essas deverão se juntar as duas da Anheuser-Busch: Budweiser e Harbin, a mais antiga da China.

 

Os carros-chefe da InBev são as marcas Sedrin, KK e RedRock. A Brahma é produzida na cidade costeira de Ningbo e vendida somente lá ou e nos restaurantes brasileiros de Xangai. "É um teste de mercado e ainda é cedo para falar em resultados", disse o presidente regional da InBev.

 

Patrício acredita que o processo de consolidação do mercado chinês tende a se acelerar, com a fusão de empresas e a redução do enorme número de marcas vendidas no país, estimado em algo entre 500 e 1.000. "A China tem uma das menores margens de lucro do mundo", afirmou.

 

Neste ano a situação piorou com a desaceleração das vendas, que devem se expandir 4%, comparados a 14% em 2007. Na avaliação de Patrício, o menor crescimento pode ter um efeito colateral positivo, na medida em que deve forçar pequenos produtores a fecharem suas portas.

 

O analista Matthew Crabbe, da consultora Accessasia, ressaltou que ganhos de escala são fundamentais na China. "As baixas margens de lucro significam que você precisa vender muito para fazer dinheiro. E, para isso, você precisa de canais de distribuição fortes e eficientes, que são caros para construir e requerem produção local em diferentes regiões."

 


Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>