Bebidas
21/05/2010 09:09 - Petrópolis fará no Brasil cerveja de mosteiro alemão
Cervejaria fluminense vai reproduzir para o mercado nacional a [br]marca Weltenburger, fabricada desde 1050
A cervejaria Petrópolis, dona das marcas Itaipava e Crystal, convenceu um milenar produtor alemão da Baviera que seria capaz de reproduzir para o mercado nacional a reverenciada marca Weltenburger em quatro variações. Três mestres cervejeiros vieram do mosteiro beneditino, onde essa cerveja é fabricada desde 1050, para passar um mês no Brasil e, assim, garantir que a tradicional receita fosse feita na unidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Para alcançar tal resultado, a Petrópolis vai importar toda a matéria-prima necessária. Por causa disso, a Barock Dunkel chegará ao mercado custando algo em torno de R$ 15.
A aposta da Petrópolis, que detém 9,7% de participação do mercado consumidor nacional, pelos últimos dados do instituto Nielsen, seria questão de sobrevivência. "Temos de explorar outros mercados, como é o caso do segmento de marcas superpremium, se quisermos expandir os negócios no eixo Rio-São Paulo", diz o diretor de marketing da empresa, Douglas Costa.
Com boa presença nos mercados do Sudeste e Centro-Oeste, a empresa enfrenta dura concorrência da grupo Schincariol no Nordeste. Precisa lidar, ainda, com a disposição de brigar por cada milímetro de mercado em todo o País com a gigante AmBev, que detém 69% de participação das vendas totais de cerveja no Brasil.
Limpeza da imagem. O executivo da Petrópolis nega que, ao qualificar sua linha de produção para fabricar uma cerveja tão qualificada, a Petrópolis - que enfrentou problemas com o Fisco e investigações de sonegação de impostos - estaria tentando limpar sua imagem para atrair investidores estrangeiros. "Não estamos à venda", garante Costa. "Essa conversa é recorrente. Cada hora aparece um novo interessado", desconversa.
Entre os candidatos que sempre surgem como eventuais candidatos a uma compra está o grupo inglês SABMiller. Depois que a holandesa Heineken comprou a mexicana Femsa no começo do ano, que no Brasil produzia as marcas Kaiser e Sol, só faltaria ele entrar em um dos mercados mais promissores no segmento de cerveja.
O diretor de marketing da empresa Petrópolis admite, no entanto, que os investimentos em marcas premium, que começaram em 2008 com o lançamento da Petra, têm por objetivo dar um "lustro na imagem" da empresa, mas para poder avançar em outros mercados. "A velocidade de introdução de produtos premium foi maior do que a educação do público consumidor", diz. "Agora, temos de desenvolver a cultura de consumo de cervejas especiais."
A Petrópolis vai investir entre 3% e 4% de sua verba de marketing de R$ 60 milhões por ano em ações para estimular o consumidor a beber marcas premium. Para acompanhar essa estratégia, quatro tipos da cerveja da região de Weltenburger chegarão ao mercado em um intervalo de 60 dias. A estreia, esta semana, será com a cerveja Barock Dunkel (puro malte escuro tipo abadia). Na sequência virão as cervejas Anno 1050, Urtyp Hell e Weissbier Dunkel. "Todas serão produzidas de acordo com as receitas e as normas da Weltenburger", explica Costa.
Licenciamento. Esta é a primeira vez que a marca alemã Weltenburger licencia um de seus produtos para ser fabricado em outro país. A cerveja original é produzida desde 1050 em um mosteiro beneditino localizado a 90 quilômetros de Munique, na região do Rio Danúbio. A região é conhecida por sediar quase a metade das 1302 indústrias de cerveja existentes na Alemanha. A Weltenburger é exportada atualmente para diversos países, entre eles China, Japão e Estados Unidos.
Veículo: O Estado de São Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos