Bebidas
17/05/2010 10:28 - Coca-Cola eleva em 35% capacidade de produção da Del Valle
Forte alta nas vendas, impulsionada por verão mais quente, provoca falta de produto
Pelo menos 1,5 milhão de pessoas passaram a comprar sucos (ou néctares) prontos no ano passado, de acordo com dados Nielsen. Segundo a empresa de pesquisas, 52% dos lares brasileiros consumiam regularmente sucos prontos no ano de 2008. Esse percentual cresceu para 56% em 2009. A indústria, assustada com a crise que se prenunciava no fim de 2008 e no início do ano anterior, não esperava que 2009 fosse terminar tão bem. Mas a surpresa também teve seu lado ruim: a alta do consumo pegou muitos fabricantes de calças curtas. Por isso, muitos deles estão investindo no aumento da capacidade de produção para dar conta da demanda. É o caso da Coca-Cola Brasil, dona da marca Del Valle.
"A demanda deu um salto frente a nossa capacidade de produção no fim de 2009. Foi um período muito bom para vários segmentos da indústria o que resultou na escassez temporária de alguns insumos como latas, polpa de frutas sensíveis etc...", diz John Pinto, diretor de marketing de novas bebidas da Coca-Cola Brasil.
Essa ruptura no fornecimento acabou se refletindo no varejo, como confirmou na semana passada o vice-presidente comercial do Grupo Pão de Açúcar, Ramatis Rodrigues, em teleconferência com analistas de mercado. Segundo ele, a alta na demanda provocou a falta de alguns produtos e os sucos Del Valle foram um dos exemplos mais evidentes. "Por conta disso, a marca está perdendo participação de mercado. Mas, na contrapartida, nossa marca própria, Qualitá, tem tido crescimento de três dígitos", disse o executivo.
Mas o problema já está sendo resolvido, segundo o diretor da Coca-Cola, com a ampliação da capacidade das fábricas de sucos e néctares da marca em Americana (SP) e Linhares (ES). O valor do investimento não foi divulgado.
"Além do investimento em novas linhas e equipamentos, fizemos substituição de linhas existentes por outras mais robustas. Isso permitiu aumento da produção da ordem de 35% e ganhos em participação de mercado", diz ele, rebatendo as declarações do executivo do Pão de Açúcar. "O verão foi de temperaturas atípicas, o que deu mais força ao consumo de bebidas (água, suco, refrigerante, cerveja etc...). Rapidamente reavaliamos nossas necessidades, sentamos com nossos fornecedores e iniciamos a busca de novas alternativas. Funcionou", acrescenta o diretor da Coca-Cola.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos