Bebidas
12/05/2010 09:48 - Internet abre caminho para produtores de vinho
Tecnologia ajuda vinicultores a chegar à nova geração de consumidores
O vinho conquista novos consumidores em todo mundo a cada dia, mas especialmente mulheres, países emergentes e jovens adultos. E, para que as vinícolas cheguem a esses novos públicos, é preciso apostar na internet. Essa foi a mensagem que Evelyn Resnick, autora do livro Wine Brands (Marcas em Vinhos, em livre tradução), deixou recentemente durante conferência da Wine Marketing, organizada pelo Instituto Português de Administração e Marketing, na cidade do Porto, em Portugal. “O vinho é uma língua internacional. Há um grande crescimento na utilização daweb e os países emergentes, como China, Rússia, Índia e os do Leste Europeu, estão chegando à internet”, disse Evelyn.
Opinião semelhante tem John Gillespie, especialista em marketing no setor de vinhos nos Estados Unidos e sócio do Wine Colleagues (ler entrevista ao lado). “Os sites sobre vinhos e os blogs são extremamente importantes para os consumidores americanos”, disse Gillespie, afirmando que eles são usados como fontes de informação. E, acrescentou Gillespie, os Estados Unidos, além de serem mercado para todos os produtores mundiais de vinho, têm registrado crescimentos sucessivos no consumo.
Em 2008 e 2009, apesar da conjuntura econômica, o consumo de vinho no país cresceu 0,9% e 1,2%, respectivamente. Para este ano, a perspectiva é de um aumento da ordem de 2%, disse Gillespie.
Canais de comunicação Evelyn frisou também que os produtores de vinho devem investir na entrada em comunidades e redes sociais, devem criar blogs e estabelecer uma comunicação via e-mail com os clientes, além de manter lojas virtuais. Para ela, os e-mails devem ser diferenciados e procurar atingir novos consumidores e as empresas não devemesquecer que os consumidores confiam nos blogs. Na sua opinião, os jornais, os rádios e as televisões on-line também devem receber atenção especial dos produtores.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos