Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

09/04/2010 10:45 - Impacto da Copa no consumo de cerveja é maior no Brasil e na Espanha

A cena fenomenal se repete de quatro em quatro anos. A próxima será no dia 15 de junho, quando boa parte dos escritórios, das fábricas e do comércio irá fechar ao meio-dia. Milhões de brasileiros deixarão o trabalho e irão se posicionar em frente a uma TV - muitos com uma cerveja na mão - para acompanhar a estreia do Brasil na Copa do Mundo da África do Sul. Mas um setor da economia pelo menos não deve parar: o cervejeiro. Fábricas, distribuidores e bares continuarão trabalhando a todo vapor para suprir a demanda em alta. Mas qual o real impacto do mundial de futebol no consumo de cerveja?

 

Esse número foi calculado pela consultoria britânica BernsteinResearch, que concluiu que todos os países participantes se beneficiam, mas a variação muda conforme o desempenho de cada time. Brasil e Espanha - além da anfitriã África do Sul - serão os mercados com o maior impacto positivo durante os jogos da Copa, que acontecerão entre 11 de junho e 11 de julho.

 

No Brasil, conforme o estudo, o consumo deve crescer 5% em volume no ano além do desenvolvimento normal do mercado, que no ano passado foi de 5,9%. Esse aumento, como gostam de ilustrar as cervejarias, é o mesmo que ter um mês a mais de verão ou dois Carnavais no ano. Supondo que o mercado tivesse a mesma evolução de 2009, só a Copa seria suficiente para fazer as vendas em volume totalizarem crescimento de 6,2% entre janeiro e dezembro de 2010.

 

Mas tudo depende do desempenho da equipe do técnico Dunga. "O consumo de cerveja em todos os países participantes depende do quão longe a equipe vai no campeonato", diz um dos analistas da BernsteinResearch, que participou da pesquisa. No mínimo, cada time joga três partidas antes de ser desclassificado. Quem vai até a final, soma sete disputas.

 

O escrete brasileiro é um dos mais cotados para chegar à final (conforme as casas de apostas de Londres) e por isso o mercado brasileiro também é um dos que mais deverá ter elevação no consumo de cerveja, segundo a pesquisa.

 

Outra seleção bem colocada, a Espanha (com torcedores fanáticos tanto por futebol, quanto por cerveja) também deve ter um bom aumento nas vendas da bebida. Mas diferente do Brasil, a terra das touradas está enfrentando uma crise econômica o que pode afetar o mercado cervejeiro local.

 

Mas uma seleção pelo menos será unanimidade: o "Bafana Bafana", como é conhecido o time da África do Sul. Em toda Copa, as partidas do time anfitrião também acabam impulsionando o consumo de cerveja em outros países - o que acontece também no Brasil.

 

Os países-sede também tradicionalmente têm no ano do evento um bom impulso nas vendas (veja quadro), por conta dos turistas. Na Alemanha, em 2006, mais de 2 milhões de estrangeiros foram ao mundial. Muitos gastaram pouco, viajando de ônibus ou de carro.

 

Para a África do Sul, a conversa é outra. Os custos da viagem são muito maiores e por isso a expectativa da organização do torneio é de atração de 350 mil visitantes estrangeiros - quase seis vezes menos que na Alemanha. Por isso, a pesquisa calcula alta de 1,8% no consumo sul-africano de cerveja.

 

O comportamento dos consumidores também conta no consumo. Na Inglaterra, o estudo calcula uma alta de 5% durante os jogos. Mas no geral, a Copa deverá ter um impacto de apenas 0,7% nas vendas anuais. O motivo é "sui generis": a famosa ressaca britânica. O costume de se abster de bebida depois da farra deve fazer as vendas caírem 3,5% depois da Copa - ou logo após uma possível desclassificação da seleção inglesa.

 

Veículo: Valor Econômico

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>