Bebidas
16/03/2010 10:46 - Argentinos miram mercado brasileiro
Nas primeiras semanas de 2010, o Brasil superou o Reino Unido e se converteu no terceiro maior mercado para os vinhos argentinos, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. No ano passado, as importações alcançaram quase US$ 39 milhões, e o mercado brasileiro é considerado de "enorme" potencial pelos produtores argentinos.
Não só por causa do aumento da renda e do maior espaço para gastos supérfluos, como pelo consumo ainda relativamente baixo de vinhos. Por isso, o Brasil entrou na lista de prioridades da promoção comercial e receberá, pela primeira vez, o festival Sabores da Argentina, entre 22 e 29 de março. Organizado pela Wines of Argentina, entidade que congrega 170 adegas e conta com apoio do governo, o festival será realizado em oito hotéis em São Paulo (Intercontinental, L´Hotel Porto Bay, Meliá Jardim Europa, Pousada Zilah, Sofitel, Hilton, Radisson Faria Lima e Golden Tulip Paulista) e seis no Rio (Porto Bay, Caesar Park, Ipanema Plaza, Santa Teresa, Olinda Classic e Sheraton).
Durante a semana do festival, pratos "montados especialmente" para degustação com vinhos argentinos serão servidos nos restaurantes dos hotéis. Os clientes poderão participar de um concurso que envolve questões sobre a Argentina e dará aos ganhadores a possibilidade de visitar as regiões de produção vinícola. "Será uma oportunidade para o público brasileiro conhecer mais sobre os vinhos argentinos", diz o gerente-geral da Wines of Argentina, Mario Giordano. "Pretendemos mais adiante, inclusive, fazer novos festivais."
Quase um terço do vinho argentino importado pelo Brasil é da variedade malbec. No festival Sabores da Argentina, segundo o executivo, estarão representadas 40 vinícolas. Giordano reconhece a necessidade de aperfeiçoar os canais de distribuição no varejo brasileiro. Isso decorre do fato, ele explica, de que a importação é dividida entre dezenas de adegas argentinas, enquanto a importação de vinho chilena concentra-se em menos de meia dúzia de vinícolas. (DR)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos