Bebidas
05/03/2010 10:20 - Para chegar a esse número, porém, grupo quer pelo menos a manutenção da carga tributária
Para chegar a esse número, porém, grupo quer pelo menos a manutenção da carga tributária
A fabricante de bebidas AmBev informou que seus investimentos no Brasil podem chegar a R$ 2 bilhões este ano, ampliando o número que havia sido divulgado no final do ano passado, de um investimento de até R$ 1,5 bilhão em 2010. "Podemos investir até R$ 2 bilhões, o que significaria dobrar o montante em relação a 2009 e atingir o maior nível da história da companhia", disse o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Nelson Jamel. A empresa, porém, condicionou esse crescimento à manutenção da carga tributária do setor.
No ano passado, a AmBev enfrentou um aumento de 15% nos impostos federais que, segundo Jamel, não foi totalmente repassado para o consumidor, possibilitando aumento das vendas. Ele avalia que, se não houver novo aumento da carga tributária, o mercado terá ainda mais incentivos para crescer. "Sem aumento de impostos, não temos repasse de preços e, como consequência, temos aumento no consumo. É um ciclo virtuoso. Estamos tentando apresentar essa dinâmica ao governo", disse.
De acordo com o executivo, os aportes de até R$ 2 bilhões programados para este ano resultarão em um aumento de 10% a 15% na capacidade produtiva da empresa e devem gerar cerca de 44 mil novos empregos, diretos e indiretos. Pelo menos três novas unidade de produção, segundo Jamel, devem ser construídas, além da ampliação de unidades já existentes.
"As decisões de localização das novas fábricas e centros de distribuição, em sua maioria, ainda estão sendo avaliadas", disse. A companhia, porém, já iniciou obras em algumas regiões, como Minas Gerais, interior de São Paulo, Maranhão e Manaus. "Planejamos expansão da capacidade produtiva em 13 Estados."
O executivo ressaltou, durante teleconferência com jornalistas para comentar o balanço de 2009, que a expansão entre 10% e 15% da capacidade instalada não significa que a companhia espera um crescimento das vendas na mesma magnitude, no Brasil, em 2010. "Esperamos crescimento, mas não podemos dizer que chegará a 15%, apesar de os principais elementos que propiciaram o avanço de 2009 serem mantidos, como o crescimento da renda e as condições macroeconômicas. A Copa do Mundo também deve ajudar no aumento das vendas", disse.
A AmBev fechou 2009 com um lucro líquido de R$ 5,98 bilhões, um crescimento de 15,4% em relação ao ano anterior. A receita líquida no ano passado foi de R$ 23,19 bilhões, um crescimento de 11,1% na mesma comparação.
De acordo com os dados da empresa, as vendas de cerveja em 2009 subiram 9,9%. A empresa atribuiu a expansão ao crescimento real da renda e aos ganhos de participação de mercado. No quarto trimestre, o market share médio da AmBev ficou em 70,1%, 2,6 pontos porcentuais acima do apurado no mesmo período do ano anterior, segundo a Nielsen.
"No Brasil, os fundamentos macroeconômicos continuam a dar suporte ao bom desempenho da indústria. Além disso, o sucesso de nossas inovações continuaram alavancando o crescimento do volume de cerveja, que cresceu 12,1% no trimestre e 9,9% no ano", comentou a empresa no relatório de administração.
CONCORRÊNCIA
A AmBev admite que o fortalecimento da cervejaria holandesa Heineken no mercado brasileiro, após a compra da divisão de cervejas da mexicana Femsa, pode acirrar a concorrência no segmento premium. Mas avalia que, no longo prazo, o aumento da competição pode ser até benéfico para a empresa.
"Por um lado, teremos um competidor global e forte, com ampla experiência no segmento premium, que ainda é pouco desenvolvido no Brasil. Por outro, a presença da Heineken pode estimular o segmento premium e, no longo prazo, essa mudança na configuração do mercado pode acabar sendo uma oportunidade para a AmBev", disse Jamel. "É uma briga dura, mas é uma briga que a gente gosta."
Veículo: O Estado de S. Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos