Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

02/02/2010 09:17 - Schin e Petrópolis são bola da vez

Após aquisição da Femsa, cervejarias brasileiras são apontadas como os próximos alvos das multinacionais

 

Dada a importância das nações emergentes na estratégia das companhias multinacionais, não seria surpresa se o Brasil abrigasse mais uma multinacional em meio ao processo de consolidação do mercado global de cerveja. Depois da holandesa Heineken divulgar nessa semana a compra damexicana Femsa, dona das marcas Kaiser, Sol e Bavária no país, a opinião de especialistas na área é que as cervejarias nacionais Schincariol e Petrópolis passam a ser empresas desejadas pelas gigantes do segmento e que uma nova movimentação no mercado brasileiro não deve demorar a ocorrer.

 

Nesse cenário, a britânica sul-africana SABMiller surge como a grande interessada em dar um golão a curto prazo no barril de cerveja de R$ 30 bilhões que é o mercado brasileiro. Tanto que a companhia era apontada como a principal favorita na aquisição da Femsa. “A SABMiller precisa entrar no Brasil e se consolidar na América Latina, e a compra de uma empresa seria o melhor caminho”, avalia Adalberto Viviani, diretor-presidente da consultoria Concept. “O problema é que agora qualquer negociação com uma cervejaria no país ficou mais cara da noite para o dia com a investida da Heineken”, afirma.

 

Por outro lado, uma nova aquisição por parte da companhia holandesa também é apontada como uma possibilidade para fazer frente ao domínio da AmBev no Brasil, que detém atualmente 70% do mercado. “É certo afirmar que a Schincariol e a Petrópolis são as noivas do segmento. O príncipe pode ser a SABMiller, para entrar no país, ou mesmo a Heineken com um segundo passo no mercado interno”, diz o executivo de uma grande cervejaria do mercado.

 

Foco nacional

 

Apesar das previsões sobre o mercado de cerveja no Brasil, o Grupo Petrópolis (nova denominação adotada pela empresa após o lançamento do energético TNT) afirma não ter sofrido sondagens de multinacionais nos últimos meses e que não há o interesse no momento em negociar ou mesmo fazer parceria comuma grande companhia. “Pode haver um interesse em nossa aquisição mas não temos a intenção de negociar”, afirma Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis, destacando a intenção do grupo emcrescer dentro do mercado brasileiro.

 

Segundo ele, a chegada da Heineken é benéfica por acirrar ainda mais a concorrência do mercado com novos investimentos. Procurada, a Schincariol não comentou o assunto.

 

Logística é um dos desafios da Heineken

 

Caso a Heineken aposte na expansão de sua marca própria no Brasil, a cervejaria holandesa terá que montar uma grande estratégia de logística e distribuição para fazer frente às cervejas “populares” do país. De acordo com uma fonte do BRASIL ECONÔMICO, o característico casco verde da marca prejudica a conservação da bebida por deixá-la mais exposta ao sol. “A cerveja fica choca mais rápido”, diz ele. Para Adalberto Viviani, da Concept, a companhia precisa compor a curto prazo uma estratégia para gerir o mix de produtos. “Heineken e Sol parece ser melhor do que Heineken e Kaiser”, diz. A avaliação coincide com o histórico recente da Kaiser, que embora tenha passado pelo controle da Molson e Femsa nos últimos anos, não reconquistou o sucesso da década de 1990. F.S.

 


Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>