Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

28/01/2010 10:44 - Venda de cerveja sobe 11,8% em 2009

Bebidas: Novas embalagens e reajuste de preço fizeram mercado chegar a R$ 31,5 bilhões

 

Nem chuva nem restrição ao fumo no Estado de São Paulo foram páreo para o crescimento das vendas de cerveja no país no ano passado. Com vendas totais de R$ 31,576 bilhões, as cervejarias faturaram 11,8% a mais que em 2008, segundo dados da Nielsen referentes aos 12 meses de 2009. Além de serem beneficiadas por um consumo 5,9% maior - já que o volume vendido atingiu 7,729 bilhões de litros no ano - a indústria nacional da cerveja lucrou com o aumento do preço médio da bebida.

 

"O ano parecia que ia ser muito difícil mas no final foi muito bom graças à melhora do poder aquisitivo da população", disse Paulo Solmucci Júnior, presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Lanchonetes (Abrasel). "Com mais dinheiro no bolso o consumidor absorveu o aumento do chope, que ficou entre 10% e 11% no ano e também o da cerveja, que na média ficou em 6%", acrescentou.

 

A alta no preço da cerveja foi de 11,20% no acumulado entre janeiro e dezembro do ano passado, segundo o IPC-Fipe (índice que mede a variação de preços ao consumidor no município de São Paulo). Além do reajuste, os novos formatos, como as latinhas de 310 ml, colaboraram para levar o faturamento para cima. Embora custem menos para o consumidor, o preço por ml é mais alto.

 

No mercado mundial, o Brasil foi um dos poucos países em que as vendas de cerveja cresceram em 2009, segundo Trevor Stirling, analista da Bernstein Research, de Londres. "E a alta foi bastante forte devido aos fundamentos sólidos do mercado de consumo do país e do aumento de renda real", disse. Mas o analista faz uma ressalva. "Dois mil e oito foi um ano de crescimento muito baixo", observa. Naquele ano o período de maior consumo (verão e Carnaval) foi muito curto e com clima ruim. "Por isso, na comparação, fica mais fácil conseguir bons percentuais para 2009", explicou Stirling. Em 2008, segundo a Nielsen, foram vendidos 7, 278 bilhões de litros de cerveja no país ou R$ 28 bilhões. Aquele foi o único ano desde 2005 que o mercado não cresceu a dois dígitos em faturamento, com alta de 9,3% sobre 2007.

 

Na corrida das marcas, a Ambev acabou o ano de 2009 com participação 2,1 pontos percentuais acima do que tinha em dezembro de 2008, passando de 67,8% em dezembro de 2008 para 69,9% no mês passado - depois de ter atingido 70,6% em outubro. Cada ponto percentual equivale a cerca de R$ 315 milhões em vendas.

 

A Schincariol foi a que mais perdeu, deixando sua fatia de participação no mercado encolher 1,4 ponto percentual, passando de 13,2% (dezembro de 2008) para 11,8% (dezembro de 2009). A Petrópolis caiu 0,39 ponto. A Femsa, dona da marca Kaiser, conseguiu terminar o ano como começou: com os mesmos 7,6% de dezembro de 2008.
 

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>