Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

12/01/2010 11:54 - Grupo resiste às pressões para vender água Evian

A Danone, dona das marcas de água Evian e Volvic, pretende manter suas operações no setor em países desenvolvidos, contrariando as pressões dos investidores. A empresa argumenta que sua receita na área recuperara-se lentamente depois da reação ambiental negativa contra o produto e que provocou um forte declínio nas vendas nos mercados desenvolvidos em 2008 e início de 2009. Essa queda levou alguns analistas a defender que a Danone vendesse as operações no setor - o segmento representa cerca de 18% de sua receita total - e se concentrasse em iogurtes e alimentos para bebês.

 

Acredita-se, contudo, que o executivo-chefe da Danone, Franck Riboud, mantenha-se comprometido com as marcas de água engarrafada nos países desenvolvidos porque o setor encaixa-se na estratégia do grupo francês de ter produtos benéficos à saúde.

 

As águas também desempenham um papel importante na estratégia da Danone de mudar o foco da empresa, do crescimento da receita para o crescimento dos volumes, caminho que outras empresas de bens de consumo, como a Unilever, também estão seguindo para reagir à maior dificuldade de repassar aumentos de preços aos varejistas.

 

A Danone, que juntamente com outras grandes produtoras de água em garrafas como a Nestlé (dona das marcas Vittel, Perrier e Poland Spring) e a PepsiCo (dona da Aquafina), foram atingidas duramente pela reação ambiental contra as águas engarrafadas em 2009 nos Estados Unidos e Europa. Os consumidores trocaram esses nomes por marcas próprias de água, refrigerantes ou, simplesmente, pela água da torneira.

 

As companhias reagiram às preocupações dos consumidores e passaram a usar mais plástico reciclado em suas garrafas - a Nestlé testa uma embalagem nos Estados Unidos chamada Re-Source, feita em 25% com plástico reciclado -, o que levou a uma recuperação das vendas em alguns países.

 

Depois de anunciar declínios nas vendas trimestrais de água no fim de 2008 e primeiro semestre de 2009, o resultado do terceiro trimestre da Danone mostrou aumento da receita no setor de 4,6%, sendo que a venda em volume subiu 9,8%. Para o quarto trimestre, a expectativa é de uma expansão em torno a 3% na receita básica com a água em garrafas. Embora países como Argentina e México tenham sido os principais motores do crescimento, os volumes vendidos pela Danone mostraram sinais de recuperação estrutural em nações da Europa, como França, Alemanha e Reino Unido.

 

Nos EUA, porém, onde a Evian concorre com a Fiji, os resultados da marca, tanto em volume como em receita, continuam em franco declínio, segundo a Beverage Digest. As vendas da Evian, em volumes caíram 29%, enquanto a Fiji teve queda de 10,5% e o segmento como um todo recuou 3%.
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>