Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

13/09/2021 12:11 - Vinhos leves são tendência de mercado

Consumo da bebida disparou no Brasil, principalmente nestes dois anos de pandemia

 

A maior oferta de vinhos mais robustos tem a ver com a mudança climática – que acelera o processo de maturação das uvas, aumenta a concentração de açúcar e o teor alcoólico – e com modas que seguiram o gosto do crítico norte-americano Robert Parker, que preferia vinhos mais fortes. Mas o gosto por vinhos mais leves pode estar mudando o mercado, segundo especialistas.

 

Com pontuação mais elevada dada por Parker, os vinhos mais alcoólicos vendiam mais e os produtores passaram a seguir a onda. Segundo o Australian Wine Research Institute, o teor alcoólico de centenas de vinhos subiu de 12,4% em 1984 para 14,2% em 2002.

 

Além dos Estados Unidos, vários países acompanharam a moda global, entre eles França, Espanha e Portugal. No entanto, para o “máster of wine” Dirceu Vianna Junior, os vinhos da era Parker estão gradativamente ficando fora de moda. “Tenho observado a busca por produtos com mais harmonia, mais frescor, mais elegantes e mais leves, mas está cada vez mais difícil produzi-los devido aos desafios climáticos”.

 

Ele diz que o setor precisa se empenhar em educar consumidores sobre os aspectos positivos do consumo moderado para a saúde e que sempre haverá um pequeno mercado para vinhos com alto teor de álcool, especialmente em países onde a cultura do vinho ainda está em fase de desenvolvimento. “Em países onde a comercialização e o consumo estão mais desenvolvida, como é o caso da maioria dos países europeus, é provável que os consumidores continuem reduzindo o consumo de álcool e, no futuro, a tendência favorecerá estilos de vinhos mais frescos, mais leves, mais fáceis de beber”.

 

“Eu chamo esses vinhos pesados de vinhos-pesadelo. Você tem o copo na mão e vai virando”, diz Dirk Niepoort, que produz em várias regiões portuguesas: Bairrada, Dão, Douro, Portalegre e Vinho Verde e, ainda, na Alemanha e Espanha. Sua empresa, a Niepoort, que exporta para 72 países, estará presente na 8ª edição do Vinhos de Portugal, evento que será digital pelo segundo ano consecutivo e terá a participação de 66 produtores.

 

Niepoort diz que seus rótulos seguem o estilo mais leve desde 2014 quando ele próprio assumiu a vinificação e contratou um novo enólogo. Mas comenta que muitos de seus concorrentes e colegas falam disso mas nada fazem. “Parece que o consumidor está mais avançado do que os engenheiros que fazem o vinho em Portugal e muitos não sabem fazê-lo. Para fazer vinhos mais leves é preciso um pouco menos de tudo. Menos maturação, menos vinificação, menos madeira”.

 

A mudança lenta também é observada por importadoras como a Grand Cru que nos últimos seis anos reforçou e ampliou seu portfólio de vinhos portugueses. O sommelier executivo da importadora, Massimo Leoncini, diz ter se empenhado na busca por mais elegantes, de teor alcoólico menor. Ele lembra que, atualmente, 87% das importações de vinhos portugueses no Brasil são de rótulos abaixo de R$ 100. Como o preço é mais acessível, em geral, são produtos de menor valor agregado e teor alcoólico mais baixo.

 

Outro dado interessante é que nos últimos quatro anos (entre 2017 e 2020) a importação de vinhos portugueses brancos aumentou 62%, a de rosés 226%, enquanto a de tintos apenas 26%. Leoncini atribui essa mudança ao clima quente e à chegada de novos consumidores, mais jovens, que tomam vinho em qualquer ocasião, com qualquer comida e até na balada depois dos drinques.

 

“A pandemia também mudou hábitos de consumo de vinho no Brasil”, avalia Leoncini. “A frequência passou a ser diária em casa de muitas famílias, o que levou a uma procura por vinhos mais leves e mais fáceis de beber”.

 

Fonte: Valor Econômico 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>