Redes de Supermercados
19/08/2021 10:57 - O que faz a Kroger ser a melhor supermercadista dos EUA?
Ações para aumentar a segurança alimentar durante a pandemia e foco em inovação destacam rede da concorrência
Em todo o mundo, os supermercados estão enfrentando mudanças profundas. A transformação digital, os efeitos da pandemia sobre a cadeia de suprimentos, a necessidade de buscar inovação para manter o alinhamento com os consumidores e a importância cada vez maior da sustentabilidade criam desafios em todas as áreas dos negócios. No varejo americano, uma das empresas que mais tem se destacado é justamente uma das maiores do setor, mostrando que tamanho não significa necessariamente dificuldade de agir.
Em 2020, mesmo com a pandemia, a Kroger cresceu 14,1%, puxada por uma expansão de 116% em suas vendas digitais. Uma gigante de US$ 132,5 bilhões em faturamento anual, a empresa avança em várias frentes, como se fosse uma startup tamanho família. Um exemplo é sua ação de impacto social Zero Waste | Zero Hunger: no ano passado, a varejista doou US$ 213 milhões e cerca de 45 mil toneladas de alimentos para organizações de combate à fome, o equivalente a 640 milhões de refeições (29% mais que em 2019). Desde 2017, a empresa já doou mais de 1 bilhão de refeições e transformou o tema em uma missão estratégica, comunicada a todos internamente e externamente.
Como parte desse esforço, a Kroger também vem financiando startups que se dedicam ao assunto. Um exemplo é a Spare Food Co, participante de um fundo de investimentos criado pela rede supermercadista para impulsionar negócios ligados à sustentabilidade. O fundo avaliou 145 startups no ano passado e selecionou 10, que receberam US$ 100 mil cada uma em seed money (aportes em empresas em estágio inicial).
Ainda na linha de parcerias com empresas nascentes, a Kroger desenvolveu o concurso Go Fresh & Local de aceleração de fornecedores. Tendo recebido mais de mil propostas, a varejista selecionou 15 finalistas para uma rodada de apresentações, até chegar às 5 vencedoras. O concurso tem como foco aumentar seu número de fornecedores, especialmente em itens de fornecimento local com um forte componente de inovação. No ano passado, essa linha estratégica recebeu US$ 4,1 bilhões em investimentos da Kroger, 21% mais que em 2019, e o objetivo é ampliar esses investimentos para US$ 10 bilhões em 2030.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
23/12/2024 17:46 - Atakarejo inaugura loja em Porto Seguro (BA)20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)