Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

28/07/2021 10:13 - Vendas de alimentos crescem em canais alternativos

Varejo americano vê expansão de dollar stores, lojas de descontos e atacarejo como canais de distribuição de alimentos

 

Nos Estados Unidos, existem 26 mil supermercados tradicionais, 900 menos que há 10 anos, segundo um levantamento da revista Progressive Grocer. O crescimento das vendas de alimentos tem acontecido em outros modelos de negócios: na última década, o número de lojas de conveniência avançou 5%, o de supercenters 18%, o de supermercados de descontos 61% e os supermercados gourmet saltou 133%.

 

Com isso, modelos “alternativos” já são 2,5 vezes mais presentes que as lojas tradicionais: são 65 mil lojas em outros formatos, contra os 26 mil supermercados convencionais. Mais importante que o número de lojas é sua participação nas vendas do setor. Segundo o Food Marketing Institute (FMI), os formatos não tradicionais são o canal mais importante de compra de alimentos para 61% dos clientes, contra 19% há 20 anos.

 

Assim como acontece no Brasil, vários fatores explicam o crescimento de outros formatos de venda de alimentos. Varejistas focados em preço baixo, como os clubes de atacado (Sam’s Club, Costco), ganham espaço ao lado dos varejistas de descontos (Aldi, Lidl) e das dollar stores (Dollar General, Family Dollar). Este último formato, por sinal, responde por 45% das 3.597 lojas abertas por grandes redes em todo o varejo americano, segundo dados da Coresight Research, e conseguem chegar a regiões de menor demanda, pois operam lojas pequenas e de baixo custo.

 

Na ponta do preço baixo, a competição deverá se tornar cada vez maior. Somente a rede Dollar General pretende ampliar a venda de alimentos frescos para 10 mil pontos de venda nos próximos anos, contra os atuais 1.300 PDVs. Já a Aldi, com mais de 2.000 lojas no varejo americano, pretende inaugurar outras 100 unidades até o fim do ano.

 

Como se não bastasse, 78% dos americanos aumentaram o uso de soluções omnichannel, como o “clique e retire”, em suas compras de supermercados durante a pandemia. Quase 70% dos consumidores pretendem continuar usando o e-commerce nas compras de alimentos em um volume igual ou superior ao atual. Com isso, a capacidade de oferecer pedidos online para retirada na loja, ou envio para a casa do cliente, será, em pouco tempo, essencial para todo supermercadista americano.

 

Redação SuperHiper 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>