Redes de Supermercados
06/07/2021 09:43 - Cencosud usa tecnologia para ampliar presença no Brasil
Com investimentos de US$ 300 milhões em TI, logística e e-commerce, o grupo chileno quer lançar até dezembro o app Spid 35 para entregar compras em pouco mais de meia hora
Rede chilena Cencosud lança estratégia para ampliar sua participação no varejo brasileiro, investindo U$ 300 milhões em tecnologia, logística e e-commerce. Uma das apostas do Grupo é novo aplicativo chamado Spid35 que promete realizar entregas em menos de 35 minutos. O serviço, lançado em janeiro, no Chile, deverá ser estendido até o fim do ano aos demais países de atuação da empresa no continente – além do Brasil, Argentina, Colômbia e Chile.
A aposta na experiência do usuário está totalmente lastreada no que pensa a executiva Heike Paulmann, que preside interinamente a companhia no lugar do pai, o bilionário chileno de origem alemã Horst Paulmann Kemna, fundador do grupo. `Como meu pai nos ensinou, manteremos o foco na cultura da Cencosud que é o cuidado com os clientes`, afirmou em sua carta aos investidores. `Serviço, serviço, serviço`, escreveu. Além do dinheiro para as inovações em tecnologia, a rede vai destinar US$ 740 milhões para a reforma de todas as 1.064 lojas e de oito dos seus 67 shoppings centers. Ao todo, o volume de investimentos somará US$ 12,8 bilhão.
São 58 anos no mercado, mas a chegada ao Brasil só aconteceu em 2007, e por meio de uma estratégia comum no varejo: as aquisições. A compra de redes nacionais de pequeno e médio porte garantiu à chilena forte presença em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Sergipe. Essa expansão no País deve continuar e, para o especialista em vendas Vinicius Pessin, junto ao investimento em tecnologia, reflete um caminho assertivo, principalmente ao levar em conta a corrida do varejo pela redução dos prazos de entrega. “É impossível você se comprometer a realizar entregas express se o produto não estiver muito próximo do consumidor”, afirmou o especialista. “As lojas físicas ajudam a cumprir essa promessa.” De beirada em beirada, à moda mineira os chilenos querem conquistar o Brasil.
A Rede Cencosud está presente em cinco países da América do Sul e é a quinta maior rede de supermercados do País em faturamento, segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). As receitas somaram, em pesos chilenos, o equivalente a R$ 8,8 bilhões. Ainda distante do líder Carrefour, com seus R$ 74,7 bilhões (pelo ranking Abras), o Grupo quer seguir pelas pontas. Tanto que no Brasil o foco ainda está na região Nordeste, onde já possui 201 lojas de marcas como Gbarbosa, Bretas, Mercantil Rodrigues, Perini e Prezuni.
Redação SuperHiper

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência