Redes de Supermercados
04/12/2020 14:53 - Koch Supermercados reduz 76% das suas perdas
Mesmo com a pandemia, o Koch supermercados, uma das maiores redes de Santa Catarina, conquistou um crescimento de 48% no primeiro semestre deste ano. E grande parte desses bons resultados se deve ao trabalho de prevenção de perdas que o grupo realiza para rentabilizar seu lucro. O trabalho foi feito com o apoio da Gunnerbo, empresa suiça que fornece no Brasil equipamentos de proteção eletrônica para o varejo e soluções de tecnologia para performance.
E além desse crescimento, o Koch também contou com a multinacional para reduzir o seu índice de falta de registros de mercadorias, nos últimos seis meses. Esta diminuição nas perdas não identificadas (inventário) dos itens como leite e cerveja chegou a 76%, após a implantação do Gatecash, ferramenta de monitoramento que atua integrada ao software de automação comercial da varejista e reúne as imagens.
“Sem sombra de dúvida, o Gatecash, além de ser um sistema eficiente na identificação de erros dos operadores de caixa, promove uma ostensividade muito grande junto à equipe da frente de caixa, pois ela sabe que está sendo monitorada via sistema CFTV, além do áudio e registros efetuados no PDV”, explica Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.
O projeto piloto da Gunnebo foi instalado na unidade da rede de Itapema, litoral catarinense, e segundo Ziebell, entre os produtos que mais registravam perdas no PDV estavam as cervejas em latas, de 350 ml e 473 ml; a cerveja Long Neck; o leite longa vida, caixas de hambúrguer e steak, água mineral e sacos de carvão. “Na identificação das faltas de registros destes itens, podemos destacar que 80% foram por pura falta de atenção dos operadores de caixa, e 20% por fraudes, quando alguns deles atenderam seus familiares e conhecidos”, afirma.
Além dos treinamentos, o plano estratégico de prevenção de perdas do Koch supermercados também prevê a revisão dos processos operacionais, que buscam identificar aqueles que mais geram riscos de perdas, como o recebimento de mercadorias e a frente de caixa, e inclui o investimento cada vez maior na adoção de tecnologia para promover o adequado controle das operações, como por exemplo, o uso do CFTV com inteligência embarcada, sistema de gestão, Gatecash e Business Intelligence.
Agora, os próximos passos da varejista é implantar o Gatecash em outras unidades, incluindo seu atacarejo, onde a perda no PDV é maior em função da venda de grandes volumes de mercadorias, e até o final deste ano, concluir a inauguração de cinco novas lojas, entre atacado e varejo. Para estes casos, o investimento foi de R$ 100 milhões e outros R$ 30 milhões serão investidos na construção do novo Centro de Distribuição.
Fonte: Super Varejo

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)