Redes de Supermercados
17/11/2020 15:07 - Fundo prepara a venda de Hortifruti
A gestora suíça de private equity Partners Group, dona de 100% das ações das redes Hortifruti e Natural da Terra, abriu conversas com bancos de investimento para iniciar o processo de venda parcial ou total da companhia brasileira, apurou o Valor. A gestora já se reuniu com bancos credores, mas estreitou negociação com J.P.Morgan, Credit Suisse e BTG Pactual, conforme três fontes. A instituição financeira líder, que deve ser definida na próxima semana, vai assessorar a companhia num processo de “dual track”.
Com mais de 50 lojas, o grupo se define como o maior varejista de hortifrutigranjeiros do país. O fundo não está correndo contra o tempo. O plano principal da Partners é uma abertura de capital da varejista em junho do ano que vem, quando faria sua saída parcial e já mostraria os números do primeiro trimestre, mas o fundo também já vai abrir negociações com interessados estratégicos (redes físicas e empresas de comércio eletrônico), disseram as fontes. “O entendimento hoje é que uma transação privada não ofereceria um ‘valuation’ melhor que o mercado de capitais, mas o fundo está aberto a propostas”, disse uma das pessoas com conhecimento do assunto.
Esse processo será tocado com um novo presidente do conselho de administração do grupo Hortifruti, que deve ser anunciado nos próximas meses, como parte do plano de rotação de cadeiras estabelecido pelo dono.
Um dos apelos da companhia para investidores, disse uma fonte, é o avanço digital da empresa. Entre 20% e 25% do faturamento do grupo vem das vendas on-line, de uma receita líquida anual total da ordem de R$ 2 bilhões. O grupo desenvolveu uma logística para entrega de perecíveis em uma a duas horas durante a pandemia, quando concorrentes aceitavam pedidos para 24 horas.
O private equity também revitalizou a rede Natural da Terra, que tinha estacionado em performance e registrou crescimento em vendas mesmas lojas nos últimos três anos. O Partners Group entrou no capital da Hortifruti no fim de 2015, quando comprou uma participação de 40% na rede. A varejista tinha acabado de fechar a compra da Natural da Terra, entrando no mercado paulistano. Dois anos depois, os suíços adquiriram dos fundadores da Hortifruti a totalidade das ações.
A companhia tem origem em 1989, unindo os conceitos de feira e supermercado, numa espécie de sacolão premium. A primeira loja foi aberta em Colatina, no interior do Espírito Santo, e atualmente, a marca tem unidades também nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e em São Paulo com a bandeira Natural da Terra.
Concorrente direta do Grupo Hortifruti, o grupo Fartura, dono da rede Oba, já fez pedido de registro de IPO na Comissão de Valores Mobiliários e vai tentar emplacar sua oferta inicial no próximo mês. Concorre pelo bolso do investidor com outras varejistas que também atuam na área de alimentos – o Grupo BIG (ex-Walmart Brasil) já fez pedido de listagem e vai tentar uma oferta de grande porte, na sequência do IPO feito pelo supermercadista maranhense Grupo Mateus.
A gestora suíça de private equity Partners Group, dona de 100% das ações das redes Hortifruti e Natural da Terra, abriu conversas com bancos de investimento para iniciar o processo de venda parcial ou total da companhia brasileira, apurou o Valor. A gestora já se reuniu com bancos credores, mas estreitou negociação com J.P.Morgan, Credit Suisse e BTG Pactual, conforme três fontes. A instituição financeira líder, que deve ser definida na próxima semana, vai assessorar a companhia num processo de “dual track”.
Com mais de 50 lojas, o grupo se define como o maior varejista de hortifrutigranjeiros do país. O fundo não está correndo contra o tempo. O plano principal da Partners é uma abertura de capital da varejista em junho do ano que vem, quando faria sua saída parcial e já mostraria os números do primeiro trimestre, mas o fundo também já vai abrir negociações com interessados estratégicos (redes físicas e empresas de comércio eletrônico), disseram as fontes. “O entendimento hoje é que uma transação privada não ofereceria um ‘valuation’ melhor que o mercado de capitais, mas o fundo está aberto a propostas”, disse uma das pessoas com conhecimento do assunto.
Esse processo será tocado com um novo presidente do conselho de administração do grupo Hortifruti, que deve ser anunciado nos próximas meses, como parte do plano de rotação de cadeiras estabelecido pelo dono.
Um dos apelos da companhia para investidores, disse uma fonte, é o avanço digital da empresa. Entre 20% e 25% do faturamento do grupo vem das vendas on-line, de uma receita líquida anual total da ordem de R$ 2 bilhões. O grupo desenvolveu uma logística para entrega de perecíveis em uma a duas horas durante a pandemia, quando concorrentes aceitavam pedidos para 24 horas.
O private equity também revitalizou a rede Natural da Terra, que tinha estacionado em performance e registrou crescimento em vendas mesmas lojas nos últimos três anos. O Partners Group entrou no capital da Hortifruti no fim de 2015, quando comprou uma participação de 40% na rede. A varejista tinha acabado de fechar a compra da Natural da Terra, entrando no mercado paulistano. Dois anos depois, os suíços adquiriram dos fundadores da Hortifruti a totalidade das ações.
A companhia tem origem em 1989, unindo os conceitos de feira e supermercado, numa espécie de sacolão premium. A primeira loja foi aberta em Colatina, no interior do Espírito Santo, e atualmente, a marca tem unidades também nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e em São Paulo com a bandeira Natural da Terra.
Concorrente direta do Grupo Hortifruti, o grupo Fartura, dono da rede Oba, já fez pedido de registro de IPO na Comissão de Valores Mobiliários e vai tentar emplacar sua oferta inicial no próximo mês. Concorre pelo bolso do investidor com outras varejistas que também atuam na área de alimentos – o Grupo BIG (ex-Walmart Brasil) já fez pedido de listagem e vai tentar uma oferta de grande porte, na sequência do IPO feito pelo supermercadista maranhense Grupo Mateus.
Fonte: Newtrade
Veja mais >>>
23/12/2024 17:46 - Atakarejo inaugura loja em Porto Seguro (BA)20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)
19/12/2024 11:12 - Rede Máximo abre nova unidade em São José dos Campos (SP)
18/12/2024 10:11 - Oba Hortifruti chega ao Tucuruvi, bairro de SP
18/12/2024 11:09 - Grupo Osmar Nicolini compra 11 lojas de bandeira Nacional do Carrefour
18/12/2024 09:08 - Princesa Supermercados reinaugura loja em Niterói (RJ)
18/12/2024 08:06 - Grupo Guanabara se expande em Pelotas (RS) com loja do GB Mix
17/12/2024 17:22 - Grupo Passarela inaugura segunda loja do Via Atacadista em Chapecó (SC)