Redes de Supermercados
30/10/2020 15:19 - Lucro líquido do GPA dá salto de 2,5 vezes e chega a R$ 386 mi
O Grupo Pão de Açúcar divulgou na quarta-feira (28) salto de duas vezes e meia no lucro líquido do terceiro trimestre, impulsionado por fortes vendas no segmento de atacarejo representado pela bandeira Assaí.
A empresa, que tem também as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, teve lucro de R$ 386 milhões de julho a setembro, apresentando também uma evolução do resultado operacional (Ebitda) de 74,5%, atingindo R$ 1,63 bilhão.
A receita líquida cresceu 57,4%, para R$ 21,3 bilhões no período, com a operação Assaí registrando alta de 18,1% nas vendas mesmas lojas e expansão do faturamento bruto de 33,4%.
O desempenho foi divulgado um dia após o rival Carrefour Brasil reportar forte alta nas vendas de suas operações, puxadas pelo segmento de atacarejo. O grupo de origem francesa divulgou crescimento de 30% nas vendas do terceiro trimestre, com a unidade de atacarejo Atacadão reportando incremento de vendas mesmas lojas de 25,8%
A performance do trimestre foi impulsionada pela excelente contribuição das lojas abertas nos últimos 24 meses, retorno gradual do food service, continuidade do aumento da participação do consumidor pessoa física e inflação nas categorias de commodities, afirmou o GPA sobre o Assaí no terceiro trimestre, cujo Ebitda ajustado subiu 48%.
O segmento Multivarejo, que reúne bandeiras de supermercados, lojas de proximidade, além de postos de combustíveis e drograrias, teve alta de 7,7% nas vendas mesmas lojas no trimestre. O Ebitda ajustado subiu cerca de 9%.
O GPA disse que as operações de comércio eletrônico tiveram alta de 202% no número de novos clientes, uma consequência dos efeitos da pandemia de coronavírus que acelerou varejo online como um todo no país. Segundo a empresa, as vendas do ecommerce alimentar cresceram 240% sobre o terceiro trimestre de 2019.
A companhia, que integrou os números do grupo sul-americano Éxito no trimestre atual, afirmou que a unidade teve alta de 1,8% nas vendas mesmas lojas, com a receita bruta crescendo 23,7%, mas considerando câmbio constante a evolução foi de 0,7%.
O GPA afirmou que o desempenho do Éxito foi impactado pela quarentena rigorosa na Colômbia, com redução nos horários de atendimento das lojas, compras limitadas a uma vez por semana de julho a agosto e de quatro vezes por semana a partir de setembro. O país ainda aplicou lei seca em alguns finais de semana e toque de recolher nas principais cidades, disse o GPA.
Fonte: Newtrade

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)