Redes de Supermercados
30/10/2020 15:19 - Lucro líquido do GPA dá salto de 2,5 vezes e chega a R$ 386 mi
O Grupo Pão de Açúcar divulgou na quarta-feira (28) salto de duas vezes e meia no lucro líquido do terceiro trimestre, impulsionado por fortes vendas no segmento de atacarejo representado pela bandeira Assaí.
A empresa, que tem também as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, teve lucro de R$ 386 milhões de julho a setembro, apresentando também uma evolução do resultado operacional (Ebitda) de 74,5%, atingindo R$ 1,63 bilhão.
A receita líquida cresceu 57,4%, para R$ 21,3 bilhões no período, com a operação Assaí registrando alta de 18,1% nas vendas mesmas lojas e expansão do faturamento bruto de 33,4%.
O desempenho foi divulgado um dia após o rival Carrefour Brasil reportar forte alta nas vendas de suas operações, puxadas pelo segmento de atacarejo. O grupo de origem francesa divulgou crescimento de 30% nas vendas do terceiro trimestre, com a unidade de atacarejo Atacadão reportando incremento de vendas mesmas lojas de 25,8%
A performance do trimestre foi impulsionada pela excelente contribuição das lojas abertas nos últimos 24 meses, retorno gradual do food service, continuidade do aumento da participação do consumidor pessoa física e inflação nas categorias de commodities, afirmou o GPA sobre o Assaí no terceiro trimestre, cujo Ebitda ajustado subiu 48%.
O segmento Multivarejo, que reúne bandeiras de supermercados, lojas de proximidade, além de postos de combustíveis e drograrias, teve alta de 7,7% nas vendas mesmas lojas no trimestre. O Ebitda ajustado subiu cerca de 9%.
O GPA disse que as operações de comércio eletrônico tiveram alta de 202% no número de novos clientes, uma consequência dos efeitos da pandemia de coronavírus que acelerou varejo online como um todo no país. Segundo a empresa, as vendas do ecommerce alimentar cresceram 240% sobre o terceiro trimestre de 2019.
A companhia, que integrou os números do grupo sul-americano Éxito no trimestre atual, afirmou que a unidade teve alta de 1,8% nas vendas mesmas lojas, com a receita bruta crescendo 23,7%, mas considerando câmbio constante a evolução foi de 0,7%.
O GPA afirmou que o desempenho do Éxito foi impactado pela quarentena rigorosa na Colômbia, com redução nos horários de atendimento das lojas, compras limitadas a uma vez por semana de julho a agosto e de quatro vezes por semana a partir de setembro. O país ainda aplicou lei seca em alguns finais de semana e toque de recolher nas principais cidades, disse o GPA.
Fonte: Newtrade
Veja mais >>>
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso
27/10/2025 18:04 - Macromix Atacado investe R$ 30 milhões em nova loja em Cachoeirinha (RS)
27/10/2025 10:07 - Supermercados BH investe no norte de Minas com duas novas lojas
24/10/2025 17:46 - Condor Supermercados investe R$ 4 milhões e reinaugura loja em Castro (PR)
24/10/2025 17:45 - Grupo Queiroz inaugura sua 23ª loja em Sousa (PB)
23/10/2025 19:43 - Grupo Koch inaugura 90ª loja em São José (SC)


