Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

28/07/2020 15:28 - Mais prevenção, menos furtos: tecnologia e pessoas são fundamentais no processo

Quebras operacionais e os furtos ocupam, há tempos, as primeiras posições nas perdas nos Supermercados. E não foi diferente na 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, feita pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). As perdas somaram R$ 6,9 bilhões no ano passado, ou 1,82% do faturamento bruto do setor. Quebras operacionais, com 39%, e furtos (17% externos e 7% internos), com 24%, lideram o ranking, à frente de erros de inventário (17%), erros administrativos (12%) e fornecedores (7%).

De acordo com Adriano Sambugaro, diretor de Marketing da Gunnebo, empresa que é referência em soluções de proteção eletrônica no país, para um bom gerenciamento das perdas, é essencial o varejista considerar três pontos: tecnologia, pessoas e gestão. “Não existe uma solução mágica, única ou infalível em prevenção de perdas. Mas a utilização da tecnologia aliada às normas, procedimentos e pessoas qualificadas e motivadas, pode reduzi-las, o que é fundamental para o negócio, especialmente com as margens pequenas com as quais o varejo costuma trabalhar”, afirma.

Alarmes de acesso na liderança 

 

Pela primeira vez nos últimos três anos, o CFTV deixou de ser o equipamento mais utilizado pela área de prevenção de perdas nos Supermercados. Com 86,8% em 2019, ele foi superado pelos alarmes de acesso, que registraram 87,7%, e também pelos coletores de dados para inventários, com 87,2%. “Em um bom gerenciamento das perdas é essencial considerar investimentos em tecnologia”, diz Sambugaro.

Na lista dos top 10 dos equipamentos tecnológicos mais utilizados pelo varejo supermercadista destaque também para a central de monitoramento remoto (64,6%), solução de monitoramento de frente de caixa (61,3%) e cofre inteligente (60,5%). “O checkout é uma das áreas mais sensíveis de uma unidade varejista e merece atenção redobrada. O Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da companhia e reúne imagens, vídeos e áudios produzidos no PDV, faz a contagem cruzada com o que foi efetivamente registrado, gerando alertas em tempo real no caso de inconformidades, que podem ser causadas por erros de procedimento ou fraudes cometidas por funcionários”, revela o diretor de Marketing da Gunnebo.

Além de combater as fraudes, o Gatecash também pode ser usado como ferramenta de treinamento e gestão de pessoas. Treinamento de colaboradores que, inclusive, é o principal investimento feito por 84,9% das empresas participantes da pesquisa da ABRAS. “O Gatecash permite que avaliações de desempenho dos operadores de caixa sejam produzidas, investindo na qualificação dos profissionais que necessitam de treinamento, além de ser uma ferramenta mais assertiva para a área de Recursos Humanos analisar seus colaboradores”, diz Sambugaro. Definição das metas de perdas e controle do plano de ações (74%) e introdução de processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção de funcionários (71,1%) também foram citadas pelas redes como práticas adotadas para prevenir perdas.

Perdas, independentemente do tamanho 

 

A pesquisa ABRAS aponta que o índice de perdas desconhecidas, que tem os furtos como um dos principais vilões, é assustador especialmente nas lojas de vizinhança, somando 63%. Nos Supermercados convencionais as perdas desconhecidas atingem 42%, índice similar ao dos atacarejos. Nos hipermercados elas chegam a 25% e nas lojas de conveniência, 17%. “Para minimizar as perdas, e principalmente manter a lucratividade do negócio, o varejo, que trabalha com margens reduzidas (em torno de 2%), tem à disposição uma série de soluções que auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitarem a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas. Hoje, para manter o negócio saudável, é preciso ter dados e indicadores para medir e controlar”, argumenta Sambugaro.


Fonte: Rede Press 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>