Redes de Supermercados
28/07/2020 14:51 - Lucro ajustado do Carrefour Brasil dispara 75% no 2º trimestre
O Carrefour Brasil registrou alta de quase 75% no lucro ajustado do segundo trimestre ante mesmo período de 2019, ajudado pela aceleração das vendas em meio à pandemia da Covid-19 e por crescentes esforços para controle de despesas.
A unidade local do grupo varejista francês Carrefour anunciou nesta segunda-feira (27) que lucrou R$ 713 milhões de abril a junho, ante R$ 408 milhões em igual intervalo de 2019, segundo o balanço. O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado avançou 27,5% ano a ano, para R$ 1,42 bilhão, após ganhos de eficiência mesmo em um cenário mais desafiador, com a margem Ebitda ajustada subiu para 9% ante 8,1% um ano antes.
As vendas brutas, excluindo gasolina, aumentaram 18,3% no trimestre para R$ 17,3 bilhões, sendo que R$ 11,8 bilhões vieram da unidade de atacarejo Atacadão e R$ 5,5 bilhões da bandeira Carrefour. No formato mesmas lojas, descontando o efeito calendário e as vendas de gasolina, o resultado consolidado cresceu 14,9% na comparação anual.
"E as vendas de julho estão seguindo a mesma tendência do segundo trimestre, então esperamos que o terceiro trimestre também mostre um crescimento forte", afirmou a jornalistas o diretor vice-presidente de finanças do Carrefour Brasil, Sébastien Durchon.
Assim como o rival GPA, controlado pelo também francês Casino, o Carrefour Brasil têm investido pesado nos últimos anos no formato atacarejo. Excluindo gasolina e efeito calendário, o Atacadão registrou alta de 8,6% em vendas mesmas lojas no trimestre, marcando maior avanço trimestral desde que a companhia abriu capital, em 2017. A margem bruta da divisão subiu 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2019, para 15,7%.
Já na divisão Carrefour, o crescimento mesmas lojas foi de 30,3%, enquanto a margem bruta passou de 25,6% para 26,8%. O comércio eletrônico total disparou 94% ano a ano, para R$ 918 milhões. Só as vendas online de alimentos saltaram 377% entre abril e junho, conforme as medidas de isolamento social impulsionaram compras pela internet.
"Nossa operação de ecommerce alimentar se aproximou de um ponto e equilíbrio (breakeven) em junho", disse Durchon. "A penetração do online em vendas de alimentos era menos de 1% antes da crise e subiu para quase 8% em junho... É uma mudança sem volta", explicou o executivo.
As ações do Carrefour Brasil acumulam alta de pouco mais de 8% em julho, superando o desempenho do rival GPA, que avançou cerca de 6% no mesmo período.
Fonte: G1

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência