Redes de Supermercados
27/07/2020 15:39 - Compras em comércio de bairro e de produtos locais ganham peso na pandemia
O coronavírus está fazendo com que muita gente compre nos comércios mais próximos de casa. E não é só isso. A maioria dos consumidores afirma que pretende continuar com a prática mesmo depois que a pandemia terminar.
É o que mostra uma pesquisa feita pela consultoria empresarial Accenture entre os dias 20 e 25 de maio, que descobriu ainda que a crise atual estimulou também a busca por produtos de origem local.
De acordo com o diretor de vendas e serviços da consultoria, Carlos Fan, essa tendência tem a ver com a busca por segurança sanitária e rapidez no acesso aos produtos, além da empatia das pessoas com os comerciantes locais.
“Essa lógica da conveniência deve se manter mesmo depois de passada a pandemia”, avalia. “Até porque há também a justificativa de apoio ao empreendedor local”.
Entre os entrevistados, 72% disseram que estão fazendo mais compras em comércios de bairro desde que a infecção começou. Desses, 80% afirmaram que pretendem continuar consumindo em locais mais próximos mesmo após a pandemia passar.
A valorização de produtos fabricados localmente também se destacou entre os ouvidos, com 64% das pessoas dizendo que intensificaram esse consumo.
Se esse movimento realmente se mantiver, será uma ótima notícia para os empreendedores que vêm sofrendo com a crise –de 6,7 milhões de micro e pequenos empresários que buscaram crédito, apenas 1 milhão conseguiram, segundo um levantamento da FGV/Sebrae.
Artesanal
O levantamento da Accenture também identificou uma valorização maior da personalização, com produtos artesanais sendo mais buscados durante a crise.
“Mais da metade dos consumidores diz que autenticidade é importante nas decisões de compra”, aponta Fan. Como exemplo, a consultoria cita o forte incremento de buscas no site Elo7, portal de compra e venda de produtos personalizados.
Em abril, segundo levantamento da SEMRush, a plataforma ficou em terceiro lugar na lista de sites de ecommerce mais acessados, atrás somente da Americanas.com e Magazine Luíza. Entre janeiro e abril, a alta nos acessos do portal foi de 35%.
“Há uma tendência de valorização do pequeno empreendedor”, afirma o diretor da Accenture. “Começa a ganhar importância o consumidor ativista, que está preocupado com a empatia com o próximo. É aquela pessoa que ajuda a pessoa mais idosa no prédio durante a pandemia, que compra produtos locais para ajudar aqueles que estão sofrendo com a crise”, exemplifica o diretor.
Fonte: Newtrade

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência