Redes de Supermercados
24/06/2020 15:38 - A inovação do GPA e outras redes para combater a COVID-19
Com a rápida propagação do novo coronavírus, os supermercados, estabelecimentos essenciais para o abastecimento dos lares em todo o mundo, precisaram se adaptar rapidamente à nova realidade. A partir disso, surgiram protocolos de distanciamento social seguidos pela maioria dos estabelecimentos. Algumas redes, porém, foram além e desenvolveram soluções sofisticadas para evitar a contaminação de seus clientes.
GPA e as ‘cotoveleiras’
O Pão de Açúcar deu um exemplo de como uma ideia simples e de fácil execução pode ser muito útil no combate à COVID-19. A rede instalou ‘cotoveleiras’ nas portas de freezers e geladeiras de 23 lojas de São Paulo. A ideia é que o cliente seja capaz de abrir os equipamentos sem a necessidade de usar as mãos.
A ‘cotoveleira’ é uma inovação desenvolvida pelo Pão de Açúcar em parceria com fornecedores e, até o momento, mais de 5 mil itens já foram instalados. A previsão é de que o item deve chegar até o final de julho a todas as 185 lojas do Pão de Açúcar, em todo o Brasil.
Painel inteligente
A Tops Market, uma rede de supermercados de Bangkok, colocou um monitor na frente de suas lojas que pode ler a temperatura dos clientes. Se o dispositivo detecta pessoas com temperatura acima de 37,5°C é acionado um alarme e a entrada do cliente não é permitida.
O dispositivo foi desenvolvido por uma empresa de tecnologia que também usou reconhecimento facial para detectar clientes que não estão usando máscara. Esses consumidores desprotegidos também são impedidos de entrar nos supermercados.
Semáforo para clientes
A Aldi, rede de supermercados alemã com presença internacional, colocou em todas as suas lojas no Reino Unido um sistema de semáforos automatizado para limitar o número de clientes autorizados a entrar nos estabelecimentos.
Cada loja tem um número específico de clientes que podem entrar nas lojas, para permitir o distanciamento de dois metros entre as pessoas. O sistema rastreia os clientes que entram e saem das unidades e informa os consumidores na fila quando podem entrar com segurança.
Robô da Amazon
A Amazon construiu um robô capaz de matar o novo coronavírus com luz ultravioleta. O equipamento pode ser usado em armazéns e lojas da Whole Foods para matar o vírus em superfícies como alimentos, embalagens e maçanetas.
O robô ainda não está operando nas lojas e armazéns da rede supermercadista da Amazon, mas a empresa espera colocar as máquinas para funcionar em um futuro próximo.
Fonte: Consumidor Moderno

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência