Redes de Supermercados
23/06/2020 15:26 - Em teste, Walmart elimina caixas em loja para reduzir interações
O futuro dos supermercados está cada vez mais próximo. A rede americana de varejo Walmart substituiu os caixas tradicionais por equipamentos de self check-out em um mercado na cidade de Fayetteville, no estado de Arkansas, nos Estados Unidos. Assim, reduz a interação entre as pessoas, além de deixar o processo de compras mais rápido.
Para aqueles que preferirem ainda será possível realizar as compras com a ajuda de um funcionário, que irá auxiliar o consumidor a realizar o self check-out. Caso a experiência com a nova ferramenta seja positiva, a novidade pode ser ampliada para outras unidades.
A companhia está testando seu aplicativo de pagamento por aproximação, o Walmart Pay, feito por meio do seu aplicativo. O delivery e a entrega na loja de itens comprados pela internet também estão sendo adaptados para ser feitos sem contato. O consumidor apenas abre o porta-malas do carro e um funcionário carrega as compras, sem a necessidade de assinar pela entrega.
O Walmart atingiu receitas de 134,6 bilhões de dólares no trimestre encerrado em abril, quase 11 bilhões de dólares mais ou alta de 8,6% em relação ao ano anterior.
O comércio eletrônico, assim como para outras varejistas, foi o principal destaque: as vendas online cresceram 74% no período, refletindo justamente o início do surto nos Estados Unidos. Desde o início da pandemia, o Walmart contratou 235.000 novos colaboradores para dar conta do aumento da demanda.
Transformação digital no Brasil
No Brasil, a pandemia do novo coronavírus também acelerou a transformação digital das cadeias de supermercados.
A operação brasileira da rede de supermercados Dia havia encerrado seu e-commerce no país em maio do ano passado. Com resultados ruins no último ano e diretamente afetada pela queda nas vendas provocada pela covid-19, a companhia aposta na transformação digital de seu negócio para tentar voltar a crescer no país.
O mesmo aconteceu com o Grupo Big, ex-Walmart, a terceira maior rede de supermercados do país. Há um ano, a empresa controlada pelo fundo americano Advent e na época ainda usando a bandeira Walmart, anunciava a saída do comércio online, na contramão dos concorrentes.
A intenção era centrar esforços nas lojas físicas e reerguer a companhia. Mas, nesse meio tempo, eclodiu a pandemia e o projeto de volta ao varejo online teve de ser colocado em pé a toque de caixa. O plano é que 200 das 400 lojas sejam integradas ao varejo digital. Batizado de “Big em casa”, o projeto inclui dois tipos de delivery e um drive-thru e contempla as bandeiras Big, Bompreço, Big Bompreço, Nacional, Mercadorama, MaxxiAtacado e Sam’s Club.
Fonte: Exame

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)