Redes de Supermercados
18/06/2020 16:17 - Vendas no atacarejo crescem 16% após o pagamento da segunda parcela do auxílio
Uma pesquisa divulgada pelo HORUS mostra aumento de 8% no valor gasto pelo consumidor, em média, nas compras de supermercados, na primeira semana de junho, logo após a liberação da 2ª parcela do auxílio emergencial do governo. Essa análise foi feita, comparando com a primeira semana do mês de maio. Houve ainda, um aumento médio de 10% no número de itens levados pelo consumidor na sua cesta de compras.
O canal de vendas que impulsionou este aumento foi o atacarejo, onde os produtos são vendidos para o consumidor em quantidades maiores e em embalagens econômicas, típicas de quando se deseja fazer compras de abastecimento. No atacarejo, verificou-se um aumento expressivo de 16% no valor do tíquete médio, passando de R$136 gastos, em média, na primeira semana de maio, para R$ 158, na primeira semana de junho. Além de um aumento no número de itens na sua cesta de compras, de 31 para 36 produtos.
Isto leva a crer que o consumidor direcionou boa parte do recurso recebido no auxílio emergencial para reabastecer sua despensa até o recebimento da próxima parcela.
Segmentos em destaque
As categorias que mais contribuíram para o aumento do ticket médio foram as de produtos de limpeza, higiene e alimentos. No atacarejo, destaca-se um aumento de cerca de 4% no valor despendido com a compra de sabão para lavar roupa, detergente líquido e água sanitária. Isto demonstra a preocupação do consumidor em se cuidar e manter hábitos de higiene e limpeza, tomando medidas de precaução devido ao momento atual de pandemia pelo coronavírus.
No ramo de alimentos, feijão, farinha de trigo e leite foram os itens que tiveram maior aumento no valor do tíquete médio, em 15%, em junho, com relação a maio, mostrando que o consumidor investiu mais na compra de produtos básicos de alimentação.
Em todos os tipos de supermercados, tanto nos grandes, como nos pequenos, verificou-se uma queda no valor gasto com bebidas não alcoólicas, especialmente, nos pequenos varejos, onde houve uma redução de 9% no ticket médio.
Por outro lado, nas lojas de supermercados tradicionais, houve um aumento médio de 7% no valor da compra de bebidas alcóolicas, com destaque para cerveja, que teve um aumento no ticket médio de 24%, seguido de vodka, com 8% e vinho com 4%.
Fonte: Newrtrade

Veja mais >>>
17/04/2025 12:07 - Grupo Muffato anuncia mais dois Max Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)16/04/2025 17:44 - Amigão Supermercados inaugura a maior e mais moderna loja da rede em Maringá (PR)
16/04/2025 11:56 - Grupo Irani inaugura loja do Portí Atacadista em Foz do Iguaçu (PR)
14/04/2025 17:14 - Rede Tischler adquire três novas lojas do Super Alegria Supermercados
11/04/2025 10:03 - Empório Bahamas chega a Uberlândia (MG)
11/04/2025 09:59 - Barbosa Supermercados inaugura loja em São José dos Campos (SP)
10/04/2025 17:21 - Grupo Zaffari inaugura nova e maior loja do Cestto em Porto Alegre (RS)
10/04/2025 15:13 - Supermercados Marinho inaugura sua quarta loja em Carangola (MG)
10/04/2025 12:15 - Supermercados Pague Menos inaugura sexta loja em Campinas (SP)
10/04/2025 09:03 - Amma Atacadista inaugura loja em São Lourenço do Oeste (SC)
09/04/2025 15:16 - Supermercados Avenida segue projeto de retrofit
08/04/2025 17:47 - RedeMix anuncia nova unidade no Rio Vermelho com investimento de R$ 25 milhões
08/04/2025 15:32 - Prezunic reinaugura lojas de Icaraí e Pechincha, no Rio de Janeiro
07/04/2025 14:38 - Stok Center chega a Sarandi (PR)
04/04/2025 16:56 - GPA abre outras cinco lojas do Minuto e uma do Mini Mercado Extra em São Paulo, interior e ABC