Redes de Supermercados
18/06/2020 16:17 - Vendas no atacarejo crescem 16% após o pagamento da segunda parcela do auxílio
Uma pesquisa divulgada pelo HORUS mostra aumento de 8% no valor gasto pelo consumidor, em média, nas compras de supermercados, na primeira semana de junho, logo após a liberação da 2ª parcela do auxílio emergencial do governo. Essa análise foi feita, comparando com a primeira semana do mês de maio. Houve ainda, um aumento médio de 10% no número de itens levados pelo consumidor na sua cesta de compras.
O canal de vendas que impulsionou este aumento foi o atacarejo, onde os produtos são vendidos para o consumidor em quantidades maiores e em embalagens econômicas, típicas de quando se deseja fazer compras de abastecimento. No atacarejo, verificou-se um aumento expressivo de 16% no valor do tíquete médio, passando de R$136 gastos, em média, na primeira semana de maio, para R$ 158, na primeira semana de junho. Além de um aumento no número de itens na sua cesta de compras, de 31 para 36 produtos.
Isto leva a crer que o consumidor direcionou boa parte do recurso recebido no auxílio emergencial para reabastecer sua despensa até o recebimento da próxima parcela.
Segmentos em destaque
As categorias que mais contribuíram para o aumento do ticket médio foram as de produtos de limpeza, higiene e alimentos. No atacarejo, destaca-se um aumento de cerca de 4% no valor despendido com a compra de sabão para lavar roupa, detergente líquido e água sanitária. Isto demonstra a preocupação do consumidor em se cuidar e manter hábitos de higiene e limpeza, tomando medidas de precaução devido ao momento atual de pandemia pelo coronavírus.
No ramo de alimentos, feijão, farinha de trigo e leite foram os itens que tiveram maior aumento no valor do tíquete médio, em 15%, em junho, com relação a maio, mostrando que o consumidor investiu mais na compra de produtos básicos de alimentação.
Em todos os tipos de supermercados, tanto nos grandes, como nos pequenos, verificou-se uma queda no valor gasto com bebidas não alcoólicas, especialmente, nos pequenos varejos, onde houve uma redução de 9% no ticket médio.
Por outro lado, nas lojas de supermercados tradicionais, houve um aumento médio de 7% no valor da compra de bebidas alcóolicas, com destaque para cerveja, que teve um aumento no ticket médio de 24%, seguido de vodka, com 8% e vinho com 4%.
Fonte: Newrtrade

Veja mais >>>
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)
30/05/2025 19:56 - São Carlos receberá nova unidade do Oba Hortifruti
30/05/2025 18:55 - Mac Supermercados inaugura 8ª loja em Nova Serrana (MG)
30/05/2025 14:32 - Cinco formatos de retail media que colocam sua marca em evidência