Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

17/02/2020 12:05 - Os segredos que a rede Hirota trouxe do Japão para crescer no Brasil

Apesar da origem japonesa, o imigrante Katsumi Hirota, morto em 2010, resistiu a adotar traços da cultura em sua rede de supermercados paulista, que leva seu sobrenome. Foi seu filho, Francisco, que começou a adotar modelos de negócio inspirados no país do sol nascente depois de uma viagem nos anos 2000.
A cultura oriental, aliada a um ritmo de inovação inédito - incluindo a produção de alimentos prontos e a busca por novas frentes de distribuição - levaram a rede Hirota a 40 unidades em São Paulo e faturamento de 500 milhões de reais em 2019, 13% acima do ano anterior.


Foi em sua primeira viagem ao Japão que Francisco Hirota conheceu o formato da Kombini, rede de lojas de conveniência que vende alimentos, produtos de necessidades básicas, ingressos de cinema e funcionam até como agências de correio. "É comum dizer que os japoneses até vivem sem governo, mas nunca sem Kombini", diz o empresário, segundo filho do patriarca.


Outra inspiração vem da rede japonesa Daiso, que desembarcou no Brasil em 2011 para vender itens de decoração, eletrÒnicos e brinquedos. Hoje, as duas redes são parceiras, com espaços da Daiso dentro da Hirota.
O primeiro mercado do novo Hirota, o Express, foi aberto em 2016 na Avenida Paulista. Hoje, 24 das 40 unidades da rede são desse modelo, digamos, mais japonês.


Com eles, o Hirota começou a vender alimentos prontos, preparados diariamente. O objetivo é oferecer opções baratas e rápidas. Algumas lojas têm lanchonete, micro-ondas e mesas. Temakis, sushis e outros pratos japoneses respondem por um terço da comida vendida - o restante inclui até coxinha e feijoada.
Com o formato de conveniência, a ideia é tornar a rede indispensável para pessoas sem tempo de cozinhar ou de fazer grandes compras em supermercados. "Trabalhamos para oferecer os alimentos do futuro", diz Francisco Hirota.


O empresário diz que, embora a inspiração seja japonesa, o ritmo de inovação é brasileiro. "Os japoneses querem ter muita certeza do sucesso antes de lançar uma novidade. Isso não funciona por aqui", disse em entrevista à EXAME.
A reportagem completa sobre a ambição oriental do Hirota está na edição 1203 de EXAME. 


Fonte: Exame 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)
19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

Veja mais >>>