Redes de Supermercados
05/12/2019 15:48 - Grandes varejistas apresentam recordes de vendas nesta Black Friday
O varejo brasileiro se surpreendeu com o recorde de vendas registrado na edição deste ano da Black Friday, realizada na última sexta-feira, 29 de novembro. Entre os principais motivos para o impulso nos negócios, segundo os empresários, estão a liberação de uma parte do saldo nas contas do FGTS, os juros baixos e a demanda por consumo reprimida.
O grupo Via Varejo, dono das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, faturou R$ 1,1 bilhão na data. De acordo com a companhia, esta foi a primeira vez que tal desempenho acontece em apenas um dia de vendas. No terceiro trimestre de 2019, a título de comparação, o valor faturado foi de R$ 6,5 bilhões. Trata-se de um “recorde absoluto”, nas palavras do presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer. “Varejo que suporta Black Friday está preparado para escalar qualquer volume de vendas”, comentou.
Fulcherberguer disse que há uma melhora do mercado, com as vendas após a Black Friday ainda aquecidas. Por isso, a expectativa é que o Natal também registre bom desempenho e que o próximo ano seja positivo para o setor. “Essa sinalização de recuperação já é o reflexo do que a gente vai ter em 2020”, afirmou. “Não tenho dúvidas de que esse pacote de melhorias no País está se refletindo no varejo.”
O Magazine Luiza não revela os números, mas afirma que as vendas foram positivas tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas do grupo. O diretor de e-commerce da empresa, Eduardo Galanternick, conta que o crescimento foi acima da variação do mercado, que neste ano teve alta de 23,1% em relação a 2018, de acordo com dados divulgados pela Ebit/Nielsen.
“É positivo como um todo dar mais poder de compra para o consumidor, seja colocando dinheiro na carteira ou reduzindo custos”, avaliou.
Já a Amazon, com atuação apenas em e-commerce, também viu na data deste ano o maior dia de vendas da história da companhia no país. Sem revelar cifras, o diretor de varejo, Daniel Mazini, afirmou que a quinta-feira pré-Black Friday já foi recordista, sendo superada pelo próprio dia da promoção.
“A gente estava otimista por causa do bom resultado do Amazon Day (em julho de 2019), que tinha sido muito forte, mas o número bateu o que a gente esperava”, explicou o executivo.
Manzini atribui o resultado da Amazon à expansão de 16 para 30 categorias de produtos à venda no site, ao lançamento do serviço Prime e à comercialização de produtos exclusivos, como a assistente de voz Alexa e o alto-falante inteligente Echo.
Fonte: Mercado e Consumo

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)