Redes de Supermercados
21/11/2019 12:24 - Marcas próprias ganham espaço nos supermercados com preços até 25% mais baixos
O crescimento dos produtos de marca própria reflete o “empoderamento do consumidor”. O segmento que surgiu como um instrumento de fidelização é agora também visto como uma ferramenta que permite ao cliente economizar e comprar novos produtos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, uma cesta básica com artigos de marca própria pode custar de 15% a 25% menos comparada a uma com marcas de fabricantes.
— Com essa economia, a pessoa pode comprar iogurte, amaciante de roupa e outros produtos que não fazem parte de sua cesta — afirma Neide Montesano.
O GPA, que controla Extra e Pão de Açúcar, afirma que produtos da marca própria das duas redes são posicionados para serem, em média, 30% mais baratos em comparação às marcas líderes de cada categoria em que atua. E o segmento está ganhando espaço no faturamento das redes. No Carrefour, 44% dos clientes compram algum dos oito mil produtos com a marca do supermercado. O último balanço da rede francesa mostra que a venda de artigos desse segmento cresceu 30% no país, no terceiro trimestre em relação a igual período de 2018.
E a economia pode ser ampliada. A Abmapro calcula que o faturamento do setor deve crescer 10,5% este ano e 12,5% em 2020. O aumento da receita pode contribuir para redução do custo de produtos de marca própria.
— O aumento do volume de preço pode reduzir os custos de produção e, por consequência, o preço para o consumidor — diz a presidente da Abmacro.
Uma pesquisa realizada a partir do Painel de Lares da Nielsen ajuda a explicar, em parte, o crescimento de setor que disputa mercado pelo preço. O levantamento divulgado em outubro revelou que apenas 5% dos brasileiros são super leais a produtos, marcas e bandeiras varejistas.
Jorge Dias faz parte dos outros 95% não fieis à marca. O engenheiro mecânico, que é um dos caçadores de ofertas da plataforma Qual Oferta, reconhece que os produtos de marca própria tendem a ser mais baratos dentro de uma rede, mas o preço pode ser maior que na concorrência.
- Faço compras diárias e estou sempre atrás de promoção. Não importa se é ou não um produto de marca própria – ensina o engenheiro.
A pesquisa rápida na internet corrobora com Dias. O requeijão de 200ml da Vigor era vendido nesta segunda-feira (18) por R$ 4,75 e um de marca própria similar por R$ 5,19, no mesmo site de uma grande rede de supermercados.
Neide Montesano explica que o setor de marca própria está na quarta geração. A terceira é a de produtos similares com preços entre 15% e 25% menores. Os produtos da quarta geração são os desenvolvidos para chamar a atenção do cliente que aceita pagar mais por um produto orgânico ou por outro que tenha um valor específico para o consumidor. Para exemplificar, a presidente da Abmacro cita a Taeq, de alimentação saudável das redes Extra e Pão de Açúcar.
— As marcas da quarta geração não estão focadas no preço, mas em outros valores — afirma.
Fonte: Extra - Rio de Janeiro

Veja mais >>>
24/07/2025 09:30 - Max Atacadista investe R$ 50 milhões em nova loja em Castro (PR)24/07/2025 09:29 - Supermercados Nicolini assume lojas do Carrefour no Rio Grande do Sul
23/07/2025 16:51 - Fort Atacadista inaugura setor de padaria em loja de Porto Belo (SC)
22/07/2025 16:27 - Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas
22/07/2025 14:41 - Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)
22/07/2025 11:51 - Obras da 2ª loja do Assaí em Itaquaquecetuba (SP) seguem em ritmo acelerado
22/07/2025 10:04 - Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)
22/07/2025 10:02 - Grupo Muffato anuncia Max Atacadista em Umuarama (PR)
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)
21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)