Redes de Supermercados
30/04/2019 11:33 - 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado online
Um estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o Painel Conecta do Ibope Inteligência, apontou que 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado pela internet. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais adeptos dessa prática, com 18% do total de respostas. Em relação à região, os maiores índices foram encontrados no Sudeste, com 16%. O Centro-Oeste registrou a menor taxa do estudo, com 10% dos resultados.
O levantamento também revela tendências de comportamento do consumidor brasileiro nas redes varejistas, hábitos de consumo, compras pela internet e programas de fidelidade. A pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas acima de 16 anos de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.
Segundo Thiago Berka, economista da Apas, a internet impacta consumidores de diferentes classes sociais, idades e localidades. “A pesquisa quebrou o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram no e-commerce. Compram sim. Um outro dado surpreendente, que confirma essa tese democrática, é que não há diferenças significativas entre as regiões”, conta.
Itens mais comprados
Os produtos mais vendidos pela internet em supermercados online são produtos de higiene pessoa, 57%, decoração e utilidades, com 50% das respostas, e material de limpeza, com 46%. Já os itens menos adquiridos pelo consumidor na web são carnes e laticínios.
O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado pela internet dizem que fazem isso pela “maior variedade de produtos. Já o segundo motivo mais comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física”, com 67% da opinião dos respondentes.
Hábito
Apesar do aumento da venda de produtos pela internet e da adaptação do consumidor aos novos meios de compra, segundo o estudo da Apas, 85% dos entrevistados não possuem o hábito de fazer compras de produtos online. Desses 85%, 57% contou que prefere escolher o produto “ao vivo”.
Segundo Berka, a pesquisa deixa claro que o supermercadista tem que ser eficiente na loja física e online. “A guerra para conquistar o cliente passa pela logística, que se torna um ingrediente relevante do marketing e da competitividade porque está associada à conveniência”, afirma.
Fidelidade
Outro ponto do estudo indica que 37% das pessoas entrevistadas participam de algum programa de fidelidade de supermercado. Dos 37% participantes, 52% tem idade acima dos 55 anos e são das regiões Sul e Sudeste (44%).
Fonte: Consumidor Moderno/SP
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

