Redes de Supermercados
30/04/2019 11:33 - 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado online
Um estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o Painel Conecta do Ibope Inteligência, apontou que 15% dos brasileiros fazem compras de supermercado pela internet. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais adeptos dessa prática, com 18% do total de respostas. Em relação à região, os maiores índices foram encontrados no Sudeste, com 16%. O Centro-Oeste registrou a menor taxa do estudo, com 10% dos resultados.
O levantamento também revela tendências de comportamento do consumidor brasileiro nas redes varejistas, hábitos de consumo, compras pela internet e programas de fidelidade. A pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas acima de 16 anos de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.
Segundo Thiago Berka, economista da Apas, a internet impacta consumidores de diferentes classes sociais, idades e localidades. “A pesquisa quebrou o mito de que pessoas acima de 55 anos não compram no e-commerce. Compram sim. Um outro dado surpreendente, que confirma essa tese democrática, é que não há diferenças significativas entre as regiões”, conta.
Itens mais comprados
Os produtos mais vendidos pela internet em supermercados online são produtos de higiene pessoa, 57%, decoração e utilidades, com 50% das respostas, e material de limpeza, com 46%. Já os itens menos adquiridos pelo consumidor na web são carnes e laticínios.
O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado pela internet dizem que fazem isso pela “maior variedade de produtos. Já o segundo motivo mais comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física”, com 67% da opinião dos respondentes.
Hábito
Apesar do aumento da venda de produtos pela internet e da adaptação do consumidor aos novos meios de compra, segundo o estudo da Apas, 85% dos entrevistados não possuem o hábito de fazer compras de produtos online. Desses 85%, 57% contou que prefere escolher o produto “ao vivo”.
Segundo Berka, a pesquisa deixa claro que o supermercadista tem que ser eficiente na loja física e online. “A guerra para conquistar o cliente passa pela logística, que se torna um ingrediente relevante do marketing e da competitividade porque está associada à conveniência”, afirma.
Fidelidade
Outro ponto do estudo indica que 37% das pessoas entrevistadas participam de algum programa de fidelidade de supermercado. Dos 37% participantes, 52% tem idade acima dos 55 anos e são das regiões Sul e Sudeste (44%).
Fonte: Consumidor Moderno/SP

Veja mais >>>
09/06/2025 14:27 - Stok Center abre portas dia 1º de julho em Erechim (RS)06/06/2025 18:26 - Nordestão assume parte das operações da Rede Cidade
06/06/2025 17:25 - Mixter Atacadista: nova loja do Nagumo é inaugurada em Guarulhos (SP)
06/06/2025 12:16 - Supermercados Pague Menos inaugura sétima loja em Campinas (SP), durante campanha de aniversário
05/06/2025 17:46 - Rede de mercados 24h estreia em Porto Alegre e prevê mais seis unidades até dezembro
05/06/2025 17:44 - Empório Dom Olívio anuncia unidade no JundiaíShopping
04/06/2025 17:21 - Condor investe R$ 50 milhões em nova loja do Gigante Atacadista
04/06/2025 12:08 - Box Atacadista investe R$ 40 milhões em unidade no Paraná
03/06/2025 09:59 - Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)
03/06/2025 08:57 - Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)
02/06/2025 12:02 - Grupo BH passa a operar em 108 cidades de MG e 11 no ES
02/06/2025 11:01 - Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Biguaçu (SC)
02/06/2025 10:00 - Rede Oliveira Super inaugura loja em Cláudio (MG)
02/06/2025 09:58 - Grupo Savegnago reabre loja 15 de Barretos (SP) em novo espaço
02/06/2025 08:57 - Grupo Máximo reinaugura loja em Campos do Jordão (SP)