Redes de Supermercados
08/01/2019 11:26 - Walmart começa a promover "superofertas" e deve transformar mercados em atacarejo
Seis meses após passar a ser controlado pela empresa de private equity Advent, o Walmart começa a mudar sua política de preços: se antes estes eram estáveis e não eram realizadas promoções, nas últimas semanas a rede passou a promover uma política “agressiva” de descontos e ofertas – produtos de limpeza e beleza, por exemplo, já têm descontos de 50% na compra de um segundo item.
Citando uma fonte anônima, o Valor diz que a mudança na estratégia vem após o baixo crescimento nas vendas no segundo semestre de 2018.
Não foi uma mudança repentina. Antes de o atual presidente da rede no Brasil, Luiz Fazzio, assumir o posto, em agosto, a gestão anterior já começava a abandonar o antigo modelo de precificação, pressionada pelas promoções do grupo Pão de Açúcar e Carrefour.
A estratégia de preços seguia o conceito norte-americano “Every Day Low Price”, que promete aos consumidores sempre os preços mais baixos dos produtos e sua manutenção constante, sem que sejam ofertados itens a ocasionais preços mais baixos. O Walmart foi pioneiro em implementa-lo nos Estados Unidos.
As mudanças não param por aí. A estrutura comercial e o sistema de tecnologia da rede também estão sendo revistos e, ainda segundo o Valor, os hipermercados do Walmart podem vir a ser transformados em unidades do Maxxi Atacado, rede de atacarejo do mesmo grupo, ainda neste ano. Hoje são 43 unidades do Maxxi no país e 130 com as marcas Walmart, BIG e Hiper Bompreço.
Tal mudança é esperada desde que a venda das operações do Walmart foi anunciada, em junho do ano passado. A ideia inicial era de somente as unidades não lucrativas da marca passassem pela transformação.
Diferentes marcas
Outro ponto que deve vir a sofrer mudanças é o número de marcas sob o guarda-chuva do Walmart – são nove no total, que somam 437 lojas no país. Entre 2016 e 2017, um projeto de transformação de marcas regionais na região Nordeste e Sul chegou a ser anunciado, mas não foi continuado.
Uma das medidas em avaliação é de vir a usar nacionalmente a marca Bompreço, que tem foco na região nordeste e foi adquirida pelo Walmart em 2004, apontou também o jornal. No geral, entretanto, ainda está indefinido o futuro do portfólio.
Fonte: InfoMoney
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

