Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

26/11/2018 12:13 - Mercadinhos em alta

Praticidade, agilidade e proximidade. Com essa trinca, os minimercados vêm ganhando espaço nas cidades brasileiras mesmo diante da concorrência das grandes redes. Nesses estabelecimentos, o proprietário costuma chamar os clientes pelo nome, avisa quando algum produto chega e pode até vender fiado. Somente no Estado de São Paulo, o número desses estabelecimentos – também conhecidos como mercadinhos de bairro – passou de 13,9 mil em 2014 para 22,6 mil em agosto de 2018. Um aumento de 62% em apenas quatro anos. Na Capital, atualmente, são 5,2 mil minimercados.

 

“Um pequeno mercado tem mais agilidade e capacidade de adaptação que as grandes redes, pois tem maior poder de decisão sobre seus rumos”, afirma o consultor do Sebrae-SP José Eduardo Carrilho. Para ele, por estar mais próximo das necessidades do cliente, o mercadinho é capaz de inovar e buscar soluções “personalizadas”. “As grandes redes são impessoais, tratam seus clientes em bloco, sem distinção. O pequeno mercado pode e deve fazer diferente”, diz.

 

Entre essas soluções, estão a aposta em um mix de produtos mais enxuto e voltado para o perfil do público da região, assim como em investimento em tecnologia para que o cliente posso experimentar uma boa finalização da compra. “É fundamental que o cliente saia da loja com a sensação de que a visita foi agradável e sinta prazer em voltar. A agilidade, rapidez e eficiência são inerentes ao pequeno”, ressalta Carrilho.

 

Para quem está pensando em investir no setor, uma regra é fundamental: o sucesso de um mercadinho passa pela participação direta do proprietário no dia a dia. Isso porque um dos principais atrativos para os consumidores é a proximidade e o bom atendimento.

 

Acima do previsto

 

O empreendedor Renato Almeida Santos abriu há pouco mais de dois meses um mercadinho em uma rua bastante movimentada do bairro de Sumarezinho, em São Paulo. Junto com a esposa, eles já eram proprietários de outro mercadinho no bairro do Limão. Mesmo próximo a dois supermercados, o novo estabelecimento está faturando até acima do previsto. “Estamos em um crescente. A nossa vantagem é que temos um contato mais direto com o cliente e as filas são menores que nos grandes supermercados. A nossa prioridade é o atendimento”, afirma.

 

O local onde funciona o mercadinho anteriormente era um hortifrúti, e está em um local próximo a muitos prédios residenciais e por onde muitas pessoas passam a pé diariamente. “Trouxemos alguns diferenciais, como vinhos e produtos importados. Uma coisa vai chamando a outra. Não deixamos a desejar em termos de produtos. Nosso preço é um pouquinho maior (do que nos grandes mercados), mas a qualidade é melhor, as frutas e verduras são selecionadas”, observa Santos. Essa não é a primeira experiência dele à frente de um negócio. Antes, abriu uma loja de chinelos, que acabou fechando. Como os sogros já atuavam na área, Santos e a esposa também decidiram investir ­ uma decisão que vem se mostrando acertada, segundo ele. “As mercadorias circulam mais, temos mais giro. Vejo que temos um potencial grande de crescimento e o faturamento tem mostrado isso”, diz o empreendedor.

 

(Com informações do Sebrae/SP)

 

Quatro mandamentos para um mini mercado

 

1- O atendimento simpático e atento é um grande atrativo. Capacitar a equipe é investimento, não gasto.

 

2- Buscar parceiros comerciais próximos e comprar coletivamente é uma saída para diminuir os custos.

 

3- Um pequeno varejo não tem as amarras das grandes redes, por isso pode inovar em várias frentes, desde a comunicação visual até na composição do mix de produtos.

 

4- A seção de frutas, legumes e verduras deve ter atenção especial, já que é um dos principais fatores para fidelizar os clientes.

 

Fonte: Jornal de Piracicaba

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)

Veja mais >>>