Redes de Supermercados
24/10/2018 11:41 - Serviço e portfólio são trunfos do hipermercado
Diante do apelo promocional dos modelos de cash and carry para os produtos mais básicos, o investimento em áreas de convivência, alas específicas para o comércio de roupas em hipermercados e a localização próxima dos formatos de supermercados tornam-se trunfos para conquistar mais consumidores.
Segundo estudo obtido com exclusividade pelo DCI e realizado pela empresa de inteligência de mercado CVA Solutions, fatores como qualidade no atendimento, variedade de produtos nas gôndolas e áreas do negócio, proximidade e conveniência da loja são determinantes para 72,4% dos consumidores na hora de decidir comparecer às redes.
“Uma das vantagens dos formatos de supermercados é que, em comparação ao atacarejo, há maior frequência por parte dos consumidores durante a semana e alta possibilidade de retorno”, afirmou o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.
Ainda de acordo com ele, tanto os supermercados como, sobretudo, os hipermercados têm o potencial de ampliar o sortimento de produtos para além do setor alimentar.
“O hipermercado fica no meio do caminho entre o supermercado e o atacarejo. Costuma ter mais de 50 mil SKUs, que vão desde alimentos até produtos de vestuário, calçados e alguns eletrônicos. Além disso, existem espaços para a prestação de serviços como, por exemplo, ambientes para cafés e até mesmo postos de gasolina em alguns negócios”, afirmou Cimatti. Segundo o estudo da CVA, para 33,3% dos consumidores entrevistados, a variedade de produtos dentro do negócio aparece como o elemento principal para determinar a ida à loja.
Um dos exemplos de supermercados que utiliza os espaços “vagos” dentro do negócio para a prestação de serviços é a rede Covabra Supermercados. “Atualmente, temos 16 unidades das quais duas lojas com restaurante e as outras contam com serviços que variam entre bancos, perfumarias, lotéricas, chaveiros, livrarias e bancas”, afirmou o diretor da rede Covabra, Ronald dos Santos.
Ainda de acordo com o executivo, essas outras alas implementadas dentro da área dos supermercados – que são controladas por terceiros – exercem um caráter complementar à venda de alimentos.
“Na verdade, esses espaços podem servir de atrativo para os clientes consumirem dentro da loja. A tendência é que esses negócios contribuam para as vendas”, disse ele, ressaltando que, apesar da implementação dessas alas alternativas dependerem da disponibilidade de espaço, há sempre o aproveitamento das áreas extras.
Em linha com a perspectiva de que tais iniciativas exercem papel “complementar” dentro das redes, o sócio-diretor da consultoria de mercado GS&Consult, Alexandre van Beeck, apontou para o fato de que os players desse segmento estão em buscando redefinir o papel dos negócios.
“Tanto os supermercados como os hipermercados têm sofrido muito com a mudança de hábito de consumo dos clientes”, observou van Beeck. Desse modo, o especialista indica que um dos segmentos que podem contribuir para as operações no varejo alimentar é justamente o foodservice.
“Vejo um movimento de diversas redes espalhadas pelo mundo desenvolvendo o foodservice como oferta importante para os clientes, tanto no oferecimento de comidas prontas no balcão do negócio como também áreas com foco na preparação de sushi”, disse ele. No Brasil, ele aponta o Pão de Açúcar e o Carrefour como alguns exemplos de redes que investem nesse tipo de ação. “Hoje, se o setor não se mexer nesse sentido, vão aos poucos perder relevância. Um dos caminhos é o grande valor agregado que a prestação de serviços tem”, complementou.
Área textil
Conforme veiculado em matéria publicada pelo DCI, no mês passado, a rede de hipermercados Extra – controlada pelo Grupo GPA – é outro exemplo de varejista diversificando o portfólio de negócios. A partir da renegociação com 40 % dos fornecedores, a rede pretende elevar em 15% o volume de suas vendas até o final de 2018 com a implementação de uma ala voltada exclusivamente para itens de vestuário.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

