Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

16/10/2018 11:14 - Minimercado vira complemento do atacarejo e garante expansão do GPA

Diante de um consumidor que busca preços compatíveis com o orçamento familiar mas não abre mão de certos produtos, o Grupo GPA aposta em duas frentes: enquanto o Assaí supre a demanda por preços melhores, as bandeiras de proximidade absorvem as demandas por compras singulares, principalmente nos grandes centros urbanos.

 

De acordo com os dados divulgados ontem (15) pelo Grupo GPA, no terceiro trimestre deste ano, sobre o mesmo período de 2017, o atacarejo Assaí cresceu 25% em vendas, atingindo R$ 6,4 bilhões. Além disso, foram verificados ganhos em market share 1,9 ponto percentual na bandeira cash and carry, 1,9 p.p.

 

Segundo o GPA, o faturamento bruto no período foi a R$ 13,3 bilhões, avanço de 12,8% na comparação anual.

 

Por meio de nota, o Grupo GPA destacou que “as 19 lojas abertas têm apresentado o melhor desempenho de vendas por m² nos últimos cinco anos e contribuíram para o acréscimo de mais de R$ 1 bilhão de receita sobre o ano anterior”. Atualmente, dez lojas no formato cash and carry estão em construção e uma em processo de inauguração.

 

“O consumidor teve que abrir mão de alguns hábitos durante o período de crise. Nesse sentido, o atacarejo surge como uma opção econômica para o abastecimento dos lares com a venda de produtos mais básicos a um preço menor”, afirmou o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo.

 

Para ele, o processo de expansão das lojas Assaí deve beneficiar as vendas do Grupo GPA como um todo por apresentar um aspecto de “complementariedade” entre as propostas e formatos de negócio.

 

“Nós vemos uma combinação entre o formato de atacarejo e o supermercado tradicional. O cash and carry não consegue atender todas as necessidades do consumidor, já que esse modelo está mais associado à aquisição em maior volume de produtos básicos e outra frequência de compra”, declarou Araújo.

 

Com isso, ele pontua também que a expansão dos formatos mais enxutos de supermercado – como as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – absorvem as demandas regionais, tendo em vista o maior nível de capilaridade de tais negócios. “A loja de ‘vizinhança’ avança nos grandes centros urbanos por conta da densidade demográfica dessas regiões. Isso também reflete uma adequação ao novo perfil do consumidor em diferentes locais”, afirmou ele, destacando o fato de que esses negócios com atuação regional adaptam o portfólio de acordo com demandas específicas.

 

Sobre a importância desses negócios, o Grupo GPA disse, por meio de nota, que “os formatos de ‘proximidade’ apresentam expressivo crescimento na categoria de ‘mesmas lojas’ como resultado do trabalho de ajustes de sortimento em função do bairro e cluster, adequação operacional e reativação das promoções.”

 

Transformação digital

 

Sobre os investimentos em canais virtuais, o balanço trimestral da varejista indica que houve recorde de downloads do aplicativo Meu Desconto, somando 6,5 milhões. Segundo o relatório, o tíquete médio dos clientes que utilizam a plataforma mobile é o dobro gasto pelos demais. Cerca de 40% dos clientes fidelizados já usam o app.

 

As iniciativas digitais começaram a ser desenvolvidas por um departamento exclusivo responsável pelas áreas de tecnologia, fidelidade, CRM, e-commerce alimentar sinergia e também incubação de novos negócios. Por fim, a companhia pontuou no relatório que a venda de alimentos pelo comércio eletrônico apresentou “forte crescimento” em função do impulsionamento das dinâmicas comerciais, ampliação dos serviços express, pick up na loja e melhorias operacionais relacionadas ao prazo de entrega e sortimento de itens.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

Veja mais >>>