Redes de Supermercados
16/10/2018 11:14 - Minimercado vira complemento do atacarejo e garante expansão do GPA
Diante de um consumidor que busca preços compatíveis com o orçamento familiar mas não abre mão de certos produtos, o Grupo GPA aposta em duas frentes: enquanto o Assaí supre a demanda por preços melhores, as bandeiras de proximidade absorvem as demandas por compras singulares, principalmente nos grandes centros urbanos.
De acordo com os dados divulgados ontem (15) pelo Grupo GPA, no terceiro trimestre deste ano, sobre o mesmo período de 2017, o atacarejo Assaí cresceu 25% em vendas, atingindo R$ 6,4 bilhões. Além disso, foram verificados ganhos em market share 1,9 ponto percentual na bandeira cash and carry, 1,9 p.p.
Segundo o GPA, o faturamento bruto no período foi a R$ 13,3 bilhões, avanço de 12,8% na comparação anual.
Por meio de nota, o Grupo GPA destacou que “as 19 lojas abertas têm apresentado o melhor desempenho de vendas por m² nos últimos cinco anos e contribuíram para o acréscimo de mais de R$ 1 bilhão de receita sobre o ano anterior”. Atualmente, dez lojas no formato cash and carry estão em construção e uma em processo de inauguração.
“O consumidor teve que abrir mão de alguns hábitos durante o período de crise. Nesse sentido, o atacarejo surge como uma opção econômica para o abastecimento dos lares com a venda de produtos mais básicos a um preço menor”, afirmou o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo.
Para ele, o processo de expansão das lojas Assaí deve beneficiar as vendas do Grupo GPA como um todo por apresentar um aspecto de “complementariedade” entre as propostas e formatos de negócio.
“Nós vemos uma combinação entre o formato de atacarejo e o supermercado tradicional. O cash and carry não consegue atender todas as necessidades do consumidor, já que esse modelo está mais associado à aquisição em maior volume de produtos básicos e outra frequência de compra”, declarou Araújo.
Com isso, ele pontua também que a expansão dos formatos mais enxutos de supermercado – como as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra – absorvem as demandas regionais, tendo em vista o maior nível de capilaridade de tais negócios. “A loja de ‘vizinhança’ avança nos grandes centros urbanos por conta da densidade demográfica dessas regiões. Isso também reflete uma adequação ao novo perfil do consumidor em diferentes locais”, afirmou ele, destacando o fato de que esses negócios com atuação regional adaptam o portfólio de acordo com demandas específicas.
Sobre a importância desses negócios, o Grupo GPA disse, por meio de nota, que “os formatos de ‘proximidade’ apresentam expressivo crescimento na categoria de ‘mesmas lojas’ como resultado do trabalho de ajustes de sortimento em função do bairro e cluster, adequação operacional e reativação das promoções.”
Transformação digital
Sobre os investimentos em canais virtuais, o balanço trimestral da varejista indica que houve recorde de downloads do aplicativo Meu Desconto, somando 6,5 milhões. Segundo o relatório, o tíquete médio dos clientes que utilizam a plataforma mobile é o dobro gasto pelos demais. Cerca de 40% dos clientes fidelizados já usam o app.
As iniciativas digitais começaram a ser desenvolvidas por um departamento exclusivo responsável pelas áreas de tecnologia, fidelidade, CRM, e-commerce alimentar sinergia e também incubação de novos negócios. Por fim, a companhia pontuou no relatório que a venda de alimentos pelo comércio eletrônico apresentou “forte crescimento” em função do impulsionamento das dinâmicas comerciais, ampliação dos serviços express, pick up na loja e melhorias operacionais relacionadas ao prazo de entrega e sortimento de itens.
Fonte: DCI

Veja mais >>>
21/07/2025 14:02 - Grupo Villefort inaugura loja em Anápolis (GO)21/07/2025 14:01 - Grupo Muffato inaugura duas lojas nesta semana
18/07/2025 10:00 - Komprão Atacadista inaugura terceira loja em Tubarão (SC)
18/07/2025 09:59 - Grupo CVS inaugura loja do Simpatia em São José dos Campos (SP)
18/07/2025 08:58 - Max Center abrirá dois atacarejos em Porto Alegre com a bandeira Jumbo
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)
17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)