Redes de Supermercados
18/09/2018 11:27 - Lojas de conveniência têm preços até três vezes maiores que em supermercados
Em Fortaleza, uma garrafa de água mineral pode ser até 237% mais cara numa loja de conveniência do que em um supermercado. Na ponta do lápis, paga-se o equivalente a três produtos e mais alguns trocados para levar apenas um. O POVO pesquisou, nesse fim de semana, os preços de oito produtos em oito estabelecimentos nos bairros Parquelândia, São João do Tauape, Fátima, Aldeota e Centro para observar a variação entre os valores praticados pelos estabelecimentos.
Em um dos supermercados, a água de 500 ml da marca Crystal custa R$ 0,89. No entanto, a aproximadamente 250 metros dali, o mesmo produto é vendido por R$ 3,00 na loja de conveniência de um posto de combustível, diferença de 237%, a maior identificada pela reportagem.
Já o preço da água com gás, por exemplo, variou até 233%, sendo vendida por valores que oscilavam de R$ 0,99 a R$ 3,30. O valor da Coca-Cola em lata (350 ml) apresentou diferença máxima de 96,5%, indo de R$ 2,29 a R$ 4,50.
Também foram consultados itens como goma de mascar, cerveja, isqueiro e papel higiênico. A menor diferença foi verificada entre os preços do Trident. Enquanto em um dos supermercado visitados o item custava R$ 1,95, na loja de conveniência mais próxima era vendido por R$ 1,95.
Nenhum dos produtos consultados nas lojas de conveniência apresentou valor igual ou inferior aos vendidos em supermercados. Segundo o economista Alex Araújo, os preços aplicados neste modelo varejista de negócio costumam ser mais altos por questões estruturais e de logística de mercado.
"Como a escala de produtos é menor, tem um custo maior manter o estoque com uma escala menor e maior variedade. Isso faz com que o preço seja mais elevado", explica. Ele também destaca que o horário de funcionamento 24 horas e a localização geográfica das conveniências também são determinantes para encarecer as mercadorias. "O custo é mais alto pela praticidade que elas oferecem. Essa facilidade de estarem na rota do consumidor, disponível 24 horas, proporciona a possibilidade de pagar mais caro", afirma.
De acordo com o Eduardo Serpa, gerente de Mercado e Comunicação da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), localizada no Rio de Janeiro, a escala puxa a oneração dos produtos. "O estoque tem um volume menor, mas tem um giro muito rápido, porque o lojista não pode ficar sem estoque, diferentemente dos supermercados, que podem armazenar mais. Isso faz com que a reposição seja semanal, o que sai mais caro", explica.
"As cervejas, por exemplo, correspondem apenas por 4% das vendas do setor no Brasil. Já nos Estados Unidos, equivalem a 60%. Quando o mercado começa a ganhar escala, os preços ficam mais competitivos", acrescenta. Ele explica que o setor tem investido em marcas próprias e em programa de fidelidades para baratear os itens.
Os critérios para a comparação das mercadorias foram o mesmo peso/tamanho e marca. Nos locais em que os itens não eram oferecidos ao consumidor, os valores não foram contabilizados. Exceto no caso da água mineral, quando foi levada em consideração a única oferta do mesmo produto de marcas diferentes. Os locais visitados foram definidos de acordo com a proximidade entre os dois tipos de estabelecimento.
Fonte: O Povo - Ceará

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)