Redes de Supermercados
24/07/2018 11:19 - Walmart tenta chegar mais perto da indústria
Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o prejuízo operacional acumulado nos últimos anos no País. Uma das estratégias de alavancagem adotadas foi a criação de uma projeto de integração entre as marcas da indústria e as ações de marketing dentro dos supermercados.
A iniciativa, batizada como “Vem Junto”, foi desenvolvida no último semestre pelas áreas de marketing, comercial e operações da varejista. “No curto prazo já podemos perceber o crescimento na quantidade de fornecedores interessados em participar do calendário de eventos realizados pelo Walmart nas lojas físicas”, afirmou a diretoria de marketing do grupo varejista no Brasil.
Um dos objetivos da operação é estimular a criação de mais promoções para os clientes e, consequentemente, gerar um volume maior de vendas para o grupo varejista. “Conseguimos garantir a presença de mais de 30 empresas dos setores de vinhos, espumantes, cafés, queijos e chocolates, ou seja, dobramos o número de participantes em relação ao ano passado”, informou o corpo diretivo.
Além disso, a ação também tem como foco proporcionar maior visibilidade para os produtos de indústrias parceiras nos “espaços personalizados” dentro das 250 lojas do grupo, as quais englobam marcas como Walmart, Big, Hiper Bompreço, Bompreço e Nacional.
Um dos pontos destacados pela diretoria do grupo é o fato da ação chegar à região Nordeste, a qual tem apresentado um aumento no consumo de vinhos nacionais e internacionais do grupo varejista.
Com isso, a rede tem estimativa de que, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda da temperatura impulsione a venda dessa categoria de produtos em 15%. Hoje, o inverno é responsável por 30% da comercialização anual de vinhos e espumantes da operação Walmart Brasil.
“Um dos fatores para essa expectativa está na ascensão do consumo dessas bebidas por clientes do Nordeste ao longo deste ano, principalmente de marcas importadas, que tiveram um volume de compras dobrado na Páscoa”, completa a diretora.
Além dessa categoria de bebidas alcoólicas, a venda de cafés para este inverno deve apresentar incremento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado – sobretudo pela demanda por produtos considerados premium.
Para o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo, a operação varejista Walmart Brasil tinha uma lógica de atuação associada ao mesmo modelo da sua matriz, localizada nos Estados Unidos.
“A partir de agora a tendência é que haja maior autonomia com a tomada de ações tendo em vista as diferenças de mercado entre as regiões do País”, argumentou Araújo.
Ainda nesse sentido, ele indica que um dos desafios para o curto e médio prazo, “é compreender o que é cultura norte-americana e estratégia global, na tentativa de tropicalizar essas ações. As barreiras estão relacionadas a como se dá a execução disso.”
Ele também considera que, por se tratar de uma multinacional, podem ocorrer “turbulências” no meio do processo de reformulação, mas que o movimento deve acontecer de forma gradual. Araújo lembra que esse movimento de mudança deve se fortalecer ainda com o perfil “executor” do futuro presidente da rede, Luiz Fazzio, o qual deve tomar posse nos próximos meses. “É um conjunto de fatores, que vão desde a comunicação com o cliente até foco em características regionais”, argumentou.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
27/12/2024 15:22 - São José dos Pinhais (PR) recebe nova loja do Jacomar Supermercados27/12/2024 15:20 - Grupo Mateus inaugura loja em São Luís (MA)
27/12/2024 15:19 - Santarém reinaugura loja em Londrina (PR)
26/12/2024 16:39 - Rissul inaugura mais uma loja em Novo Hamburgo (RS)
26/12/2024 14:05 - COOP reinaugura hipermercado em São José dos Campos (SP)
26/12/2024 09:49 - Serve Todos Supermercados chega a Bauru (SP)
23/12/2024 17:46 - Atakarejo inaugura loja em Porto Seguro (BA)
20/12/2024 16:46 - Grupo Mateus finaliza compra do Novo Atacarejo
20/12/2024 16:44 - Guarujá (SP) recebe sua primeira unidade do Assaí
20/12/2024 16:43 - SuperKoch inaugura loja de 7,9 mil metros quadrados em Gaspar (SC)
20/12/2024 14:01 - UniSuper inaugura o Uniatacadista em Canoas (RS)
20/12/2024 11:36 - Bahamas Mix e BahaPet chegam em São João Nepomuceno (MG)
19/12/2024 16:37 - Rofatto Supermercados inaugura loja em Águas de Lindóia (SP)
19/12/2024 13:56 - Atakarejo inaugura loja em Itapetinga (BA)
19/12/2024 11:29 - X Supermercados inaugura mais uma loja em Guarulhos (SP)