Redes de Supermercados
24/07/2018 11:19 - Walmart tenta chegar mais perto da indústria
Adquirida recentemente pelo fundo de private equity Advent International, a varejista Walmart Brasil quer reverter o prejuízo operacional acumulado nos últimos anos no País. Uma das estratégias de alavancagem adotadas foi a criação de uma projeto de integração entre as marcas da indústria e as ações de marketing dentro dos supermercados.
A iniciativa, batizada como “Vem Junto”, foi desenvolvida no último semestre pelas áreas de marketing, comercial e operações da varejista. “No curto prazo já podemos perceber o crescimento na quantidade de fornecedores interessados em participar do calendário de eventos realizados pelo Walmart nas lojas físicas”, afirmou a diretoria de marketing do grupo varejista no Brasil.
Um dos objetivos da operação é estimular a criação de mais promoções para os clientes e, consequentemente, gerar um volume maior de vendas para o grupo varejista. “Conseguimos garantir a presença de mais de 30 empresas dos setores de vinhos, espumantes, cafés, queijos e chocolates, ou seja, dobramos o número de participantes em relação ao ano passado”, informou o corpo diretivo.
Além disso, a ação também tem como foco proporcionar maior visibilidade para os produtos de indústrias parceiras nos “espaços personalizados” dentro das 250 lojas do grupo, as quais englobam marcas como Walmart, Big, Hiper Bompreço, Bompreço e Nacional.
Um dos pontos destacados pela diretoria do grupo é o fato da ação chegar à região Nordeste, a qual tem apresentado um aumento no consumo de vinhos nacionais e internacionais do grupo varejista.
Com isso, a rede tem estimativa de que, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda da temperatura impulsione a venda dessa categoria de produtos em 15%. Hoje, o inverno é responsável por 30% da comercialização anual de vinhos e espumantes da operação Walmart Brasil.
“Um dos fatores para essa expectativa está na ascensão do consumo dessas bebidas por clientes do Nordeste ao longo deste ano, principalmente de marcas importadas, que tiveram um volume de compras dobrado na Páscoa”, completa a diretora.
Além dessa categoria de bebidas alcoólicas, a venda de cafés para este inverno deve apresentar incremento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado – sobretudo pela demanda por produtos considerados premium.
Para o sócio-fundador da consultoria de varejo Inteligência360, Olegário Araújo, a operação varejista Walmart Brasil tinha uma lógica de atuação associada ao mesmo modelo da sua matriz, localizada nos Estados Unidos.
“A partir de agora a tendência é que haja maior autonomia com a tomada de ações tendo em vista as diferenças de mercado entre as regiões do País”, argumentou Araújo.
Ainda nesse sentido, ele indica que um dos desafios para o curto e médio prazo, “é compreender o que é cultura norte-americana e estratégia global, na tentativa de tropicalizar essas ações. As barreiras estão relacionadas a como se dá a execução disso.”
Ele também considera que, por se tratar de uma multinacional, podem ocorrer “turbulências” no meio do processo de reformulação, mas que o movimento deve acontecer de forma gradual. Araújo lembra que esse movimento de mudança deve se fortalecer ainda com o perfil “executor” do futuro presidente da rede, Luiz Fazzio, o qual deve tomar posse nos próximos meses. “É um conjunto de fatores, que vão desde a comunicação com o cliente até foco em características regionais”, argumentou.
Fonte: DCI

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)