Redes de Supermercados
01/03/2018 14:36 - Venda virtual ganha relevância no Carrefour
Em operação há pouco mais de 18 meses, o e-commerce do Carrefour Brasil cresce rápido. Ao longo de 2017 os negócios feitos pela internet somaram 3,5% das vendas, ante ao ínfimo 1% visto em 2016. Daqui para frente, o objetivo da varejista francesa é implementar um sistema de compra virtual e retirada na loja para ganhar market share no canal.
“O e-commerce do Carrefour foi montado de modo estruturado. Apesar de ser uma das últimas grandes do varejo a desbravar o universo virtual no Brasil, a operação nasceu com uma estrutura bastante robusta, o que sustentou esse crescimento rápido”, avaliou o economista, e especialista em varejo e professor, Heródoto Ribeiro.
Segundo o especialista, há um movimento forte na Europa, principalmente na França, de mudança no mercado. Segundo um relatório recente da Kantar Worldpanel as duas francesas Casino – dona do Grupo Pão de Açúcar no Brasil – e Carrefour perderam parte do mercado.
Ao longo do ano passado o Cassino teria perdido cerca de 0,2 ponto percentual de market share, ao passo que o Grupo Carrefour teria encolhido 0,3%. “As francesas precisarão ganhar mercados em outros lugares, e o Carrefour tem um nome bastante consolidado no Brasil, uma relação próxima do consumidor que vem desde os anos 1990. “O Brasil recebeu a primeira loja do Carrefour nas Américas. Eles conhecem bastante o comportamento do consumidor brasileiro, e querem aproveitar melhor esse potencial”, disse Ribeiro.
No caso da França, segundo a Kantar, a perda de share do Carrefour ficou atrelada, justamente, aos consumidores que migraram suas comprar para o modelo virtual.
Investimentos
De acordo com o diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Carrefour Brasil, Sébastien Durchon, a intensificação da operação virtual continuará ao longo deste ano, principalmente com a implementação de um serviço que permite consumidor comprar pela internet e retirar o pedido em um hipermercado da rede.
Além disso, a varejista francesa espera investir R$ 1,8 bilhão em 2018, montante igual ao investido ao longo de 2017. Em sua divulgação de resultados do quarto trimestre de 2017, a companhia mencionou como uma prioridade para o ano atual a aceleração de sua expansão. Nos planos, está prevista a abertura em 2018 de 20 lojas do Atacadão.
No ano de 2017, o capex (investimento) cresceu 1,2% para R$ 1,808 bilhão. Do capex total, 47% foi destinado a expansão e 20% a reforma de lojas.
O total de lojas do grupo ao final de 2017 era de 634, ante 566 em dezembro de 2016. No formato de "atacarejo", onde o Carrefour atua com a bandeira Atacadão, a empresa adicionou 11 lojas ao longo do ano passado. Já a rede de lojas de conveniência Carrefour Express ganhou 49 novos pontos de venda. No acumulado do ano a empresa teve lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, o melhor resultado da história da rede supermercadista no País e uma alta de 12,4% sobre 2016.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
04/11/2025 17:05 - Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)04/11/2025 17:04 - De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
03/11/2025 16:05 - Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
03/11/2025 16:04 - Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
03/11/2025 11:53 - Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)
31/10/2025 17:35 - Macromix Atacado inaugura loja em Cachoeirinha (RS)
31/10/2025 17:34 - Assaí abrirá sexta loja em Santo André
30/10/2025 17:14 - Grupo Boa abre loja do Dom Olívio em Campinas (SP)
30/10/2025 16:10 - Bretas reinaugura cinco lojas em Goiânia (GO)
30/10/2025 16:09 - Nordeste passa a sediar nova loja do Mix Mateus em Caruaru (PE)
29/10/2025 16:07 - São José (SC) recebe nova loja do Komprão Atacadista
28/10/2025 17:36 - Ponta Grossa (PR) terá nova loja da rede Condor Supermercados
28/10/2025 17:34 - Grupo Pereira inaugura 70ª loja do Fort Atacadista em Itajaí (SC)
28/10/2025 17:33 - Agostinho Atacarejo chega a Porto Belo (SC)
27/10/2025 19:05 - Estacionamento do primeiro Carrefour do Brasil vira complexo multiúso

