Redes de Supermercados
28/02/2018 14:13 - Para os supermercados, expectativa é que consumidores comprem mais produtos de Páscoa
O coelhinho da Páscoa deverá passar na casa de mais famílias neste ano. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) acredita que, com a retomada do crescimento da economia levando a mais confiança com a perspectiva futura, os consumidores devem voltar a procurar produtos tradicionais de Páscoa nos supermercados.
“Na Páscoa de 2017 o Brasil estava vivendo uma das piores crises de desemprego da história, com quase 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Com isso, o consumidor estava mais contido para gastar. Hoje o desemprego diminuiu, a confiança na economia está cada vez maior e o consumidor está mais propenso a comprar produtos que ele havia tirado da lista”, explicou Thiago Berka, economista da APAS, que projeta aumento de vendas gerais nos supermercados nesta época de Páscoa em um patamar de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Totalmente sazonais, os ovos de Páscoa deverão ter crescimento nas vendas na ordem de 4% a 5%. Já quanto aos preços, o aumento deve girar em torno de 3% com relação a 2017. Outros dois produtos bastante consumidos no período da quaresma, que antecede a Páscoa, são os pescados e os ovos de galinha. Em relação aos pescados, a APAS estima um crescimento de vendas entre 2% e 4%. Já para os ovos de galinha, os preços atingem normalmente seus melhores resultados neste período devido à alta demanda, por isso a estimativa é de crescimento de 6% a 8% nas vendas.
Preços dos chocolates
Também muito utilizados como presentes de Páscoa, os chocolates estarão com preços mais contidos em 2018. A expectativa é de crescimento de 3% com relação à Páscoa do ano passado. Os doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. “Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017”, comentou Berka.
Estratégias de vendas
Logo após o Carnaval, os supermercados começam a preparar as lojas para receber os produtos de Páscoa e desenvolvem estratégias de marketing para atrair os consumidores. De acordo com a APAS, as ações mais realizadas por cerca de 70% dos supermercadistas são mudança de layout da loja (gôndolas, ilhas, parreira de ovos, decorações especiais, entre outras), degustações no ponto de venda, descontos e ofertas especiais em produtos típicos da data. Em menores proporções estão ações como promoções mais-por-menos e interatividade com as crianças.
Fonte: Agora Vale

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)