Redes de Supermercados
23/02/2018 12:00 - Assaí lança programa para incentivar MPEs
Com os avanços do empreendedorismo por necessidade, a rede de atacarejo Assaí, criou uma plataforma de capacitação on-line para empresários de pequeno e médio porte. Com o nome de ‘Academia Assaí Bons Negócios’ a meta é chegar ao público de baixa renda, que investe por conta própria.
“Sempre tivemos esse apelo ao micro e pequeno empreendedor. Esse nosso projeto é voltado ao público transformador do Assaí. Um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade é o engajamento com a sociedade”, disse ao DCI o coordenador do projeto no Assaí, Fabio Lavezo.
No site oficial do programa Academia Assaí Bons Negócios, qualquer pessoa, mesmo que não seja empresária, pode fazer os cursos e workshops de negócios do ramo alimentício. No ar desde outubro de 2017, o foco da plataforma é capacitar os alunos em temas como formação de preço, gestão de estoque, canais de venda e fidelização de clientes. Os programas são apresentados por meio de vídeo-aulas de curta duração e materiais complementares.
“Percebemos através de pesquisas de microempreendedorismo e do Sebrae que boa parte deste público não tem o ensino médio completo. Então, eles até conseguem investir, mas não tem esse conhecimento para manter o negócio. Os cursos são abertos. Basta um cadastro simples de nome e e-mail, mas não tem nenhuma restrição”, diz Lavezo.
Segundo pesquisa recente divulgada pelo Sebrae, 29,3% das pessoas que investem em um negócio próprio o fazem por necessidade. Já o número de microempreendedores por oportunidade é de 9,5%. “Em 2010, tínhamos 770 mil empreendedores, hoje esse número aumentou em mais de 10 vezes em maio de 2017, superando sete milhões”, alerta Lavezo.
A maior parte do público que hoje participa da plataforma é formado por mulheres (35%), que têm entre 25 a 34 anos. Desde o lançamento do projeto, cerca de 200 pessoas foram formadas.
Cara a cara
Para além do virtual, o Assaí disponibiliza cursos e palestras presenciais para alcançar os empreendedores que não acessam a internet. O plano veio em 2016, após conversas com clientes. “Temos um [workshop] em andamento no Rio de Janeiro, com uma turma grande, e é realizado em parceria com a Universidade da Correria, que trabalha com a capacitação de empreendedores da periferia. Vamos começar uma turma no Pará em abril e outra em Fortaleza, no semestre.”
Em 2017, o Assaí, braço de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, obteve R$ 20,1 bilhões em vendas brutas, 28% mais que um ano antes.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

