Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

10/11/2017 12:00 - Carrefour aumenta lucro em 125,6% e reforça foco em expansão equilibrada

O Grupo Carrefour apresentou no terceiro trimestre deste ano crescimento de 125,6% do lucro líquido, para R$ 562 milhões, e de 5,3% nas vendas brutas, impulsionadas pelas aberturas de lojas. A empresa reforçou o foco na 'expansão equilibrada' do negócio, na contramão do concorrente Grupo Pão de Açúcar (GPA), que tem concentrado a abertura na bandeira de atacarejo.

 

A estratégia, segundo o CEO da Carrefour no Brasil, Noël Prioux, já mira um cenário de recuperação da economia, quando a empresa poderia capturar os benefícios do investimento na expansão do Atacadão, do Carrefour Express - modelo de conveniência -, e do lançamento recente do e-commerce de alimentos. "Esperamos que o ambiente econômico continue melhorando gradualmente nos próximos trimestres, quando poderemos observar os benefícios de nossa expansão contínua, tanto do Atacadão quanto do Carrefour Express", afirmou.

 

Nos últimos doze meses, o grupo abriu 72 novas lojas, sendo 16 da bandeira Atacadão e 53 Express. Com as inaugurações, a área de vendas foi ampliada em 6,2%. Além do foco na expansão das operações, o executivo reforçou a continuidade de iniciativas de ganho de produtividade e eficiência em todos os negócios do grupo.

 

O crescimento expressivo do lucro líquido no trimestre ocorreu, principalmente, por créditos tributários não recorrentes. No período, foram reconhecidos créditos de ICMS-ST no total de R$ 750 milhões. Descontados do valor algumas despesas extraordinárias registradas no período, a linha de outras receitas e despesas operacionais somou R$ 401 milhões. Excluindo o montante, o lucro teria sido bem menor, com expansão de só 17,5%, na comparação anual.

 

Nos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido somou R$ 1,002 bilhão, 56,8% a mais do que o valor registrado no mesmo intervalo do ano passado. Desconsiderando as receitas e despesas não recorrentes o valor cai para R$ 793 milhões, com alta de 14,6%.

 

Em relação as vendas brutas, a empresa registrou crescimento de 5,3% no intervalo de julho a setembro, faturando R$ 12,9 bilhões. O resultado foi impulsionado em grande parte pelas aberturas de novas operações, já que na base mesmas lojas (que considera apenas unidades abertas nos últimos doze meses) a alta foi de só 1,1%. Para o comando do grupo, o desempenho foi positivo, considerando o quadro desafiador. "Tivemos um resultado forte em um cenário marcado pela queda acentuada dos preços de alimentos", afirmou o CFO do Carrefour, Sébastien Durchon, em teleconferência com analistas realizada ontem.

 

O crescimento do período foi puxado pelo Atacadão. A bandeira de atacarejo apresentou um avanço das vendas brutas de 5,6%, que totalizaram R$ 8,5 bilhões. Já as vendas 'mesmas lojas' avançaram 1,6%, frente igual intervalo do ano passado. Segundo o presidente do Atacadão, Roberto Mussnich, o avanço foi impulsionado pela forte expansão da rede. "Inauguramos oito lojas no ano, das quais quatro foram no terceiro trimestre", afirmou.

 

Ele destacou ainda que a companhia, que foi muito impactada pela deflação de alimentos, conseguiu compensar o efeito negativo com um aumento consistente do volume de produtos vendidos e do tíquete médio das compras.

 

O segmento Carrefour Varejo (supermercados, hipermercados, lojas de conveniência e e-commerce) registrou um crescimento menor no terceiro trimestre, de 5% nas vendas brutas e de 0,1% na base 'mesmas lojas'. Alem disso, a área viu uma queda da margem bruta, que caiu 0,5 ponto percentual. A redução se deu, de acordo com a empresa, pela maior participação do e-commerce no 'mix' de formatos, já que a operação possui uma margem de lucro menor, e pelo crescimento do share dos produtos eletrônicos, também com menor rentabilidade.

 

Na teleconferência, a empresa destacou ainda o crescimento expressivo da área de soluções financeiras, que cresceu 22,5%, atingindo um faturamento de R$ 4,93 bilhões. Ajudou para o avanço o início da operação do cartão de crédito Atacadão, cuja implementação foi finalizada completamente em outubro. Segundo a empresa, já foram emitidos mais de 474 mil cartões da bandeira, e o resultado tem sido um aumento de 15% no tíquete médio dos usuários.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

13/05/2025 10:25 - Após modernização, Assaí Uberlândia reabre com mais serviços
13/05/2025 10:23 - Carrefour Brasil inaugura primeira loja Express no Metrô de SP
12/05/2025 17:01 - Com investimento de R$ 12 milhões, Rede TOP inaugura sexta loja em Gaspar (SC)
12/05/2025 12:06 - Extra Mercado inaugura loja de 1500 m² em Peruíbe (SP)
09/05/2025 18:10 - Macromix Atacado inaugura loja de 3.300 m² em Esteio (RS)
09/05/2025 15:55 - Supermercados Zarelli inaugura 6ª loja e chega a Louveira (SP)
09/05/2025 15:53 - Comercial Zaffari abre loja do Stok Center em Lajeado (RS)
09/05/2025 15:48 - Barbosa Supermercados reinaugura loja matriz em Guarulhos (SP)
08/05/2025 12:06 - Fortaleza (CE) ganhará nova unidade do Supermercado Guará
08/05/2025 11:04 - Marília (SP) receberá segunda unidade do Max Atacadista
08/05/2025 10:01 - Paulistão Atacadista inaugura primeira loja em Campinas (SP)
08/05/2025 09:00 - Nordestão anuncia expansão com 10 novas lojas até 2027
07/05/2025 17:42 - Condor investe R$ 4 milhões na revitalização de loja em Ponta Grossa (PR)
07/05/2025 17:40 - Supermercados Kern inaugura loja em Novo Hamburgo (RS)
06/05/2025 18:05 - Prezunic reinaugura loja em Botafogo, na Zona Sul do Rio

Veja mais >>>