Redes de Supermercados
31/10/2017 16:01 - Carrefour passa a comercializar no brasil alimentos fora do padrão estético
O Carrefour lança no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil. Parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, a iniciativa colabora com a redução do desperdício no país, um dos líderes mundiais em produção de alimentos, enquanto cria uma nova possibilidade de uso desses alimentos já que, na maioria dos casos, esses produtos podem nem chegar à casa dos consumidores devido aos requisitos estéticos aplicados pelos produtores, distribuidores e comerciantes atualmente.
A partir desse mês, o programa Únicos estará disponível em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP), todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado. No local, serão expostos diversas variedades de frutas, verduras e legumes, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate, comercializados em pacotes fechados.
“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação dos hábitos de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Criamos o Únicos para reforçar a mensagem de que, além da mesma qualidade dos demais produtos, esses itens ainda são mais atrativos devido aos seu formato exclusivo e único, característica que dá nome a este programa. Vamos mostrar ao consumidor que um alimento tem suas propriedades preservadas, independentemente da sua aparência, colaborando para mudar a cultura de desperdício que é ainda mais forte em nosso país.”
No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.
Para combater e minimizar este cenário, o Grupo Carrefour Brasil já adota diversas iniciativas contra o desperdício de alimentos. Desde 2015, o Atacadão, formato de cash&carry da companhia, foi pioneiro no Brasil ao iniciar a comercialização de alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’, onde frutas e legumes “feios” são vendidos também com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Em fase de implantação nas lojas do Carrefour, o programa Únicos está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio, este situado na conhecida Estrada do Pêssego. A iniciativa integra o principal pilar da Plataforma de Sustentabilidade da companhia no Brasil, o combate ao desperdício de alimentos, que conta com diversas iniciativas como o Movimento ‘Desperdício Zero’, que contempla ações de conscientização, internas e externas junto a colaboradores, clientes e parceiros, além de iniciativas para conter e minimizar o desperdício de recursos naturais, principalmente de alimentos, em sua operação.
Programa Únicos
Hipermercado Carrefour Rebouças
Local: Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros - São Paulo (SP)
Hipermercado Carrefour Pêssego
Endereço: Estrada do Pêssego, 1.200, José Bonifácio - São Paulo (SP)
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour

Veja mais >>>
17/07/2025 17:50 - Mix Mateus anuncia nova loja em Juazeiro do Norte (CE)17/07/2025 17:49 - Supermercado Colono inaugura loja em Santo Augusto (RS)
17/07/2025 08:59 - X Supermercados inaugura loja de 1,5 mil m² no bairro Cocaia, em Guarulhos (SP)
16/07/2025 15:52 - Grupo ABC inaugura loja em Candeias (MG)
14/07/2025 18:41 - Bistek planeja abrir loja de Tramandaí (RS) em setembro
14/07/2025 16:46 - Zaffari investe na ampliação de loja aberta há 25 anos em Porto Alegre (RS)
14/07/2025 16:43 - SuperKoch será loja-âncora de megaempreendimento em Itajaí (SC)
14/07/2025 08:42 - Celso Furtado é o novo CEO e diretor-geral da rede de varejo Coop
11/07/2025 16:27 - Festval abre 33ª loja e confirma outras quatro até o fim do ano
10/07/2025 17:43 - Max Atacadista chega com nova loja a Olímpia (SP)
10/07/2025 17:41 - Minuto Pão de Açúcar chega a 213 lojas no primeiro trimestre de 2025
09/07/2025 09:13 - Supermercados Avenida reinaugura duas lojas em Assis (SP)
08/07/2025 08:11 - Supermercados BH abre primeira loja em Bambuí (MG)
07/07/2025 19:57 - Grupo Mateus inaugura unidade do Camiño em Porto Franco (MA)
07/07/2025 18:55 - SuperKoch traz novo conceito em loja de Itapema (SC)