Redes de Supermercados
31/10/2017 16:01 - Carrefour passa a comercializar no brasil alimentos fora do padrão estético
O Carrefour lança no Brasil o programa Únicos, iniciativa voltada à comercialização de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil. Parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, a iniciativa colabora com a redução do desperdício no país, um dos líderes mundiais em produção de alimentos, enquanto cria uma nova possibilidade de uso desses alimentos já que, na maioria dos casos, esses produtos podem nem chegar à casa dos consumidores devido aos requisitos estéticos aplicados pelos produtores, distribuidores e comerciantes atualmente.
A partir desse mês, o programa Únicos estará disponível em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP), todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado. No local, serão expostos diversas variedades de frutas, verduras e legumes, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate, comercializados em pacotes fechados.
“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação dos hábitos de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Criamos o Únicos para reforçar a mensagem de que, além da mesma qualidade dos demais produtos, esses itens ainda são mais atrativos devido aos seu formato exclusivo e único, característica que dá nome a este programa. Vamos mostrar ao consumidor que um alimento tem suas propriedades preservadas, independentemente da sua aparência, colaborando para mudar a cultura de desperdício que é ainda mais forte em nosso país.”
No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.
Para combater e minimizar este cenário, o Grupo Carrefour Brasil já adota diversas iniciativas contra o desperdício de alimentos. Desde 2015, o Atacadão, formato de cash&carry da companhia, foi pioneiro no Brasil ao iniciar a comercialização de alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’, onde frutas e legumes “feios” são vendidos também com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Em fase de implantação nas lojas do Carrefour, o programa Únicos está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio, este situado na conhecida Estrada do Pêssego. A iniciativa integra o principal pilar da Plataforma de Sustentabilidade da companhia no Brasil, o combate ao desperdício de alimentos, que conta com diversas iniciativas como o Movimento ‘Desperdício Zero’, que contempla ações de conscientização, internas e externas junto a colaboradores, clientes e parceiros, além de iniciativas para conter e minimizar o desperdício de recursos naturais, principalmente de alimentos, em sua operação.
Programa Únicos
Hipermercado Carrefour Rebouças
Local: Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros - São Paulo (SP)
Hipermercado Carrefour Pêssego
Endereço: Estrada do Pêssego, 1.200, José Bonifácio - São Paulo (SP)
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour
Veja mais >>>
19/12/2025 12:10 - Supermercado Prezunic reinaugura loja no Recreio (RJ)19/12/2025 11:44 - Assaí chega com primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
18/12/2025 18:43 - Obras de nova loja do Grupo Bahamas são iniciadas em Uberlândia (MG)
18/12/2025 17:41 - BIG BOX inaugura nova loja Distrito Federal
18/12/2025 10:48 - Assaí inaugura primeira loja em Sumaré (SP)
17/12/2025 15:34 - São Luiz Supermercado inaugura unidade em Aquiraz (CE)
17/12/2025 11:05 - Grupo Queiroz celebra 25 lojas com inauguração de loja em Natal (RN)
17/12/2025 11:04 - Grupo Mateus investirá R$ 80 milhões na abertura de novas lojas em Alagoas
17/12/2025 11:02 - TriMais investe R$ 30 milhões em nova loja no Peri, bairro da zona norte de SP
16/12/2025 16:48 - Zaffari inaugura loja-âncora no Moinhos Shopping em Porto Alegre
16/12/2025 16:47 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:08 - Nicolini inaugura nova loja em Santa Rosa
16/12/2025 15:05 - Boni Supermercados passa a apostar em novo formato
16/12/2025 15:04 - Savegnago investe R$ 20 milhões em nova unidade em Monte Alto (SP)
15/12/2025 17:13 - Cascavel (PR) recebe nova loja do Superdia Atacado

